A edição 2025 da Campus Party Brasília teve início oficial nesta quarta-feira (18), com uma cerimônia de abertura no palco principal, montado pela primeira vez no gramado do Estádio Mané Garrincha. A iniciativa marca o compromisso da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) com o fortalecimento do ecossistema de inovação, incentivando adolescentes e jovens a se envolverem com ciência, tecnologia e pesquisa.

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo da América Latina, o encontro conta com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da própria FAPDF. A programação atrai participantes de diversas regiões do Brasil e de países como Argentina, Colômbia, Cuba e Estados Unidos.

Durante a abertura, o diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, destacou a importância do protagonismo juvenil no universo científico.“Ser empreendedor é um sonho, mas por que não também ser pesquisador? A FAPDF financia grande parte da pesquisa no DF, e queremos que vocês mergulhem conosco nesses desafios para contar novas histórias”, afirmou.

A Campus Party também marca o lançamento de desafios voltados à criação de soluções tecnológicas para problemas sociais, em parceria com instituições públicas, como a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Hackathons, oficinas e outras atividades práticas permitirão que os participantes proponham respostas reais e integradas a demandas da sociedade.

O diretor-geral da Campus Party, Tonico Novaes, celebrou a diversidade do público e o potencial transformador do evento. “Estamos muito felizes e empolgados com tudo o que vai acontecer por aqui. A programação está repleta de experiências imersivas, workshops e atividades para todos os gostos”, disse.

Reisman reforçou ainda o papel estratégico da capital federal. “Espero contar muitas histórias com vocês, campuseiros. A Campus Party Brasil não sai mais de Brasília”, declarou.

Programação em destaque

Palco principal – Área Open (experiências e exposições)
Quinta (19) a sábado (21): das 10h30 às 20h
Domingo (22): das 10h30 às 16h
Entrada gratuita

Agendas institucionais e visitas guiadas
Quinta a sábado: das 10h às 20h
Mediante agendamento

Palestrantes confirmados

  • Gabriele Mazzini (autor do AI Act da União Europeia e pesquisador do MIT)
  • Camila Farani (investidora e presidente da G2 Capital)
  • Marcelo Tas (comunicador e educador)
  • Gustavo Guanabara (criador do canal Curso em Vídeo)

Competições e experiências interativas

  • Robocore Experience – RCX (combate de robôs)
  • Arena de drones, eSports, metaverso e impressão 3D
  • Campus Kids (atividades voltadas ao público infantil)
  • Oficinas, hackathons e desafios de inovação

A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial da Campus Party. A entrada para a área Open é gratuita.