Imagine sobrevoar alguns dos principais pontos turísticos de uma cidade ou região de asa delta, mas sem sair do lugar e com auxílio da tecnologia. Esse é o intuito do projeto realizado pelo Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), que chega à segunda edição em 25 de março, desta vez em Alto Paraíso de Goiás.

O projeto “Brasília VR – Sobrevoo pela Capital” está alinhado com as iniciativas da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF), abrangendo municípios de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. A realização em Alto Paraíso de Goiás visa promover e valorizar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade e Cidade Criativa do Design, contribuindo para o desenvolvimento local, geração de emprego e renda, além de fortalecer as áreas de educação, cultura e turismo na região.

Fluxo turístico entre Brasília e a Chapada

Sucesso de público, a primeira edição da simulação de sobrevoo ocorreu no início de 2020, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR/DF) e o Banco do Brasil.

O passeio ocorre por meio de um simulador de asa delta em realidade virtual (VR), proporcionando uma experiência imersiva única. Além da simulação, a iniciativa incluirá uma exposição fotográfica inspirada na beleza arquitetônica e cultural da capital brasileira, exibida em totens alimentados por energia solar.

A rota de voo abrange os principais pontos do Eixo Monumental, passando por monumentos como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral, o Museu Nacional, a Torre de TV, o Estádio Nacional e o Memorial JK, entre outros.

Realizada com apoio da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a experiência vai promover e gerar fluxo turístico para Brasília a partir de um dos destinos mais requisitados nos arredores da cidade.