Planetário de Brasília busca se tornar primeiro equipamento público com maior acessibilidade no DF

30 maio 2025 às 13h58

COMPARTILHAR
O Planetário de Brasília é um importante ponto turístico do Distrito Federal, oferecendo uma experiência educativa e cultural única aos visitantes. Com projeções que simulam o céu estrelado — uma marca registrada da capital —, o espaço permite a exploração de temas como astronomia, ciência e tecnologia de forma interativa, despertando a curiosidade de pessoas de todas as idades.
Agora, o local passa por transformações para se tornar o primeiro equipamento público com maior acessibilidade do Distrito Federal. Acompanhando os anseios da sociedade, o Planetário de Brasília tem investido em melhorias para se tornar cada vez mais acessível a todos os públicos. O subsecretário de Promoção à Ciência e Desenvolvimento Tecnológico, Leandro Reis, explica que o processo ainda está em andamento. “Fruto de tratativas feitas entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTI-DF) e a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), foi recentemente criado um grupo de trabalho formado por servidores das duas pastas, para que, em conjunto, consigamos alcançar o máximo de eficiência no que diz respeito à acessibilidade”, afirmou.

Durante os encontros, foram realizadas visitas técnicas com a equipe da SEPD. Em uma delas, em especial, foi possível contar com a presença de um grupo de pessoas com deficiência, o que contribuiu para ampliar a percepção sobre as reais necessidades do público. “Estamos agora, como gestores do Planetário de Brasília, na fase de elaboração de um plano de ação para, paulatinamente, executar todas as medidas que nos permitirão tornar um modelo de acessibilidade no que diz respeito a equipamentos públicos do Distrito Federal”, ressalta Leandro Reis.
De acordo com o diretor do Planetário, Júnior Berbet, a equipe de servidores tem buscado se adaptar às necessidades das pessoas com deficiência, promovendo visitas especiais e personalizadas. “Recentemente atendemos um grupo com 25 pessoas cegas e fizemos uma sessão na cúpula só para eles, com muito carinho e paciência”, explicou.

Internamente, é possível perceber acessibilidade em diversos pontos, como nas placas dos banheiros com leitura em braile, elevadores para cadeirantes e materiais em áudio para pessoas cegas — além de novos recursos que ainda serão implantados. “Nosso foco é tornar a experiência acolhedora para todos”, completou Júnior.
O diretor também destacou a importância do planejamento para o atendimento de grupos. “Quando sabemos com antecedência, conseguimos preparar melhor as visitas. Já atendemos escolas com alunos neurodivergentes, pessoas da APAE, da AMA, sempre buscando diminuir o fluxo normal e garantir um ambiente mais tranquilo para eles”, finalizou.
O estudante Pedro Henrique, de 17 anos, veio de Parauapebas, no Pará, especialmente para visitar o Planetário de Brasília. Apaixonado por astronomia e astrologia, ele ficou emocionado com a experiência.
“Eu achei a estrutura totalmente incrível, foi uma experiência nova e muito animadora. Me surpreendeu, superou as expectativas”, contou Pedro, com entusiasmo.
Para ele, o mais marcante foi a forma como o Planetário desperta a curiosidade. “As explicações sobre as constelações, as perguntas sobre o universo. Isso cria várias indagações na nossa cabeça e dá vontade de saber cada vez mais”, disse.
Pedro também destacou a importância do espaço para quem, como ele, sonha em crescer e fazer a diferença. “Quero descobrir coisas novas, quero ser alguém que vai contribuir com o mundo. Aqui no Planetário eu senti que estou mais perto desse sonho”, concluiu.

Como visitar
O Planetário de Brasília está localizado no Eixo Monumental, atrás do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, próximo à Torre de TV, ao lado do Clube do Choro e em frente ao Estádio Mané Garrincha. Recebe, em média, mais de 8 mil pessoas por mês, com visitas de escolas, turistas de várias partes do Brasil e até do exterior, com entrada gratuita.
O espaço funciona de terça a domingo, das 7h30 às 19h. Para o agendamento de visitas de grupos específicos, o contato pode ser feito pelo telefone: (61) 98199-2692.