Com apoio do governo estadual, o Circuito das Cavalhadas está passando por 15 cidades goianas este ano, contando com um investimento de R$ 4,4 milhões. Desta vez, quem recebe o evento é Corumbá, município da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), entre os dias 5 e 7 de setembro, no Campo das Cavalhadas, sempre a partir das 15h.

O festejo, inspirado no livro “Carlos Magno e os Doze Pares da França”, é marcado por uma representação dos torneios medievais, recriando as batalhas entre cristãos, trajados de azul, e mouros, vestidos com figurinos vermelhos.

Além da atuação dos cavaleiros no Campo das Cavalhadas, está prevista também no município uma programação paralela de cunho religioso, com missas e alvoradas em devoção à Nossa Senhora da Penha.

Foto: André Saddi

Fomento à cultura e turismo

Segundo a secretária da Cultura de Goiás, Yara Nunes, por meio das Cavalhadas, Corumbá associa o fluxo turístico ambiental ao cultural. “A cidade realiza uma grande celebração, com ganhos para todo o sistema hoteleiro, de pousadas, restaurantes e bares”, observa. “Assim, conseguimos visualizar que o investimento em cultura contribui também para a geração de emprego e renda”, acrescenta.

Neste ano, o evento já passou, em maio, por outro município da Ride, Pirenópolis, e uma cidade do Entorno do DF, Luziânia, que havia retomado a tradição em 2023, após um hiato de mais de 10 anos.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a riqueza cultural dessa festa, pode também acessar e baixar, gratuitamente, o Fotolivro do Circuito das Cavalhadas.

SERVIÇO

Cavalhadas de Corumbá

De 5 a 7 de setembro (quinta a sábado), a partir das 15h

Local: Campo das Cavalhadas (Rua Nicodemos)

Leia também:

Luziânia abrirá o Circuito das Cavalhadas 2024 em Goiás