Multidão celebra Pentecostes no Taguaparque com fé e emoção

09 junho 2025 às 11h49

COMPARTILHAR
Milhares de fiéis lotaram o Taguaparque, em Taguatinga, neste domingo (8), para participar da missa que marcou o encerramento da Semana de Pentecostes. A programação religiosa teve início no último dia 1º, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, localizado na Ceilândia, e se estendeu até o domingo, com três dias de celebração no Taguaparque, de sexta (6) a domingo (8). Ao longo da semana, a expectativa era de reunir mais de 1,3 milhão de pessoas.
Presente à missa de encerramento, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou a importância do evento para a comunidade. “Essa celebração de Pentecostes já se tornou uma festa tradicional aqui do Distrito Federal, reúne grande parte da população. O padre Moacir [Anastácio, fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes, responsável pelo evento] tem se esforçado muito e tem encontrado apoio de todos nós para que a festa seja realizada com maior sucesso. E está aí a prova, já são três dias de comemoração, de louvor ao Divino Espírito Santo, e hoje temos mais um dia de festa, de celebração, fechando esse domingo com muita alegria”, afirmou.
No sábado (7), Ibaneis também participou da 143ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina — tradicional manifestação de fé que celebra o Pentecostes e é considerada a segunda maior festividade religiosa da região administrativa, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Em 2013, o evento foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial por meio do decreto nº 34.370.
Tradição que se fortalece
Neste ano, a Semana de Pentecostes promovida pela Comunidade Renascidos em Pentecostes celebrou 26 anos de existência e 25 anos da chamada “promessa revelada” ao padre Moacir, conforme os ritos da comunidade, por meio das velas de Pentecostes.
No Taguaparque, o clima era de emoção e devoção. A dona de casa Maria Mota, de 62 anos, saiu de São Sebastião para participar do evento e falou sobre a experiência: “Venho todos os anos. Aqui neste mesmo lugar [onde estava com a cadeira e o guarda-sol] tem dez anos. E é só gratidão. Nem tenho palavras para dizer”.
Também emocionada, a vendedora Cláudia Maria Brito, 61 anos, moradora de Samambaia, relatou sua ligação com o evento: “Eu me emociono muito toda vez que eu venho ao Pentecostes, porque saio com a alma lavada. Todas as bênçãos que eu tenho pedido eu recebo. Então, eu venho. É dificuldade? É. Venho pegando ônibus, com cadeira, com sacola, com chuva, mas eu venho. Não tenho com quem vir? Venho com Nossa Senhora. E eu amo estar aqui. Enquanto eu tiver vida, eu vou vir para Pentecostes”.
O comerciante Fábio Medina, 37 anos, também marcou presença acompanhado da esposa, filha e cunhada. “Tem uns cinco anos que eu frequento, conheci por uma amiga, comecei a vir e fui seguindo. A gente vem mais pela fé, mas pela festa também, que é linda. É um momento de muita emoção e de agradecimento”, relatou. Ele mora próximo ao Taguaparque.
Estrutura e apoio do governo
Comemorada 50 dias após a Páscoa, a celebração de Pentecostes relembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Jesus Cristo. No Distrito Federal, o evento se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas do calendário anual, contando com suporte do Governo do Distrito Federal (GDF).
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destacou o compromisso da gestão em garantir a realização do evento com segurança e organização. “A orientação do governador foi que nós déssemos todo o apoio necessário para que esse evento saísse e saia todos os anos da melhor forma possível. Este ano, de uma forma muito especial, porque foi delegada a mim uma coordenação de que o alvará para funcionar o evento deveria chegar antes da abertura. Entregamos ao padre Moacir, ele ficou muito feliz, com a certeza de que tudo está sendo feito de maneira correta, dentro das leis que são necessárias”, afirmou.