Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria de Estado do Entorno (SEDF-GO) e de municípios do Entorno do Distrito Federal assinaram ontem, na sede da SEDF-GO, um protocolo de intenções com o intuito de melhorar a segurança viária e o trânsito na região.

Durante o encontro estiveram presentes, juntamente com a secretária do Entorno, Caroline Fleury, e o superintendente substituto da PRF do Distrito Federal, Rafael Guedes, dois secretários municipais de Novo Gama, Édson Gonçalves (Segurança Pública) e Lucimar Bonfim (Transporte e Trânsito), além do superintendente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Valparaíso, Antonio César de Oliveira; o superintendente de Trânsito de Cidade Ocidental, Marcelo Cavalcante Carvalho; e os agentes de trânsito Marcius Siddartha, de Novo Gama; e Idalmes Soares Teles e Jadson Teles, de Formosa.

Proteção da vida

Segundo Caroline Fleury, trata-se de uma iniciativa que vai possibilitar a capacitação e o compartilhamento de informações sobre trânsito ente a PRF e os municípios, utilizando, para isso, softwares para disponibilização de dados em tempo real. “A interseção desses dados representa um avanço significativo na formulação de políticas públicas mais eficazes para a proteção da vida no trânsito”, observa a secretária.

Rafael Guedes apresentou dados alarmantes do trânsito no Brasil (Foto: Divulgação)

Já Rafael Guedes destaca que essa parceria com as cidades do Entorno tem tudo para trazer resultados positivos. “A PRF possui a expertise necessária para promover essa padronização, enquanto os municípios podem contribuir com informações para aprimorar nossas ações preventivas”, pontua.

Capacitação uniforme dos agentes

O secretário de Transporte e Trânsito de Novo Gama, por sua vez, chama a atenção para os dados alarmantes do trânsito no Brasil, os quais ultrapassam, segundo ele, as mortes causadas pela violência das facções criminosas. “Em 2023 foram 5.700 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em rodovias de todo o país, sem contar as mortes nos municípios”, salienta.

Lucimar Bonfim: “Queremos equipar e instruir melhor os agentes de trânsito” (Foto: Divulgação)

Lucimar Bonfim diz que a ideia, a partir desse protocolo de intenções, é que as informações de trânsito colhidas nas cidades sejam compartilhadas com a PRF, para a obtenção de números mais precisos sobre acidentes e mortes. “Além disso, queremos equipar e instruir melhor os agentes, e essa capacitação deverá ser feita de maneira uniforme nas cidades da região”, frisa o secretário.

Ele avisa, ainda, que no dia 24, às 10h, haverá outro encontro na sede da SEDF-GO, com a presença de representantes de outros municípios que não puderam comparecer no primeiro encontro.

De acordo com Caroline Fleury, sobre esta segunda reunião, estão sendo convidadas todas as cidades integrantes da Região Metropolitana do Entorno (RME), para que possam também assinar o Termo de Cooperação. “Entre as ações planejadas, destaca-se a realização de um seminário para estabelecer diretrizes e políticas de prevenção de acidentes na região”, conclui.