Fiscalização da ANTT retira veículos irregulares de circulação no Entorno

25 março 2024 às 18h51

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De acordo com informação da ANTT, os resultados parciais apontam que foram abordados 908 veículos, resultando em 443 autos de infração e uma quantia estimada de R$ 1,9 milhão em multas aplicadas. A megaoperação deve continuar até o fim deste mês.
A ação, conduzida pela Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros (Sufis), faz parte de um esforço contínuo da Agência, cujo foco é identificar veículos em não conformidade para garantir o cumprimento das normas que regem o transporte de passageiros. Fiscais do Distrito Federal e Goiás foram mobilizados para monitorar e fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e qualidade.

Segundo a secretária do Entorno, Caroline Fleury, a fiscalização da ANTT é de fundamental importância e cumpre o papel que a agência deve ter, que é de fiscalizar. “O transporte desse jeito põe em risco a população. São ônibus antigos que não podiam estar circulando. Então é essencial que a ANTT cumpra sua obrigação legal de fiscalizar, aplicar as multas e tirar veículos das rodovias”. Ela, todavia, frisa que, além de fiscalizar, é preciso criar alternativas integradas para a população, com transporte de qualidade e redução das tarifas.
Aumento de tarifa e transporte ruim
Na visão do passageiro de transporte público, Osmir Fonte, que faz uso do ônibus diariamente de Valparaíso de Goiás a Brasília, o sistema é extremamente precário. “Quando chove, o interior do ônibus fica mais molhado do que o exterior. É uma verdadeira provação. As condições dos ônibus são terríveis, com veículos muito antigos. Além disso, a tarifa só aumenta; se não me engano, já é o quarto aumento e ainda não temos um ônibus decente. Sem mencionar que eles estão sempre lotados!”, declara Osmir.

Até o momento, a operação da ANTT resultou em 61 retenções de veículos e 96 retiradas de tráfego, além das multas aplicadas. As ações visam retirar justamente de circulação veículos irregulares e verificar a pontualidade e o cumprimento de horários, além de assegurar as condições de conforto, acessibilidade, higiene e segurança oferecidas pelas empresas de transporte. Itens como pneus, extintores, poltronas, solicitação de paradas e saídas de emergência foram minuciosamente avaliados para garantir a qualidade dos serviços prestados e a segurança da população.