O sonho de milhares de moradores do Entorno do Distrito Federal de poder ir e voltar de Brasília com mais conforto e rapidez parece estar, finalmente, ganhando força. O projeto do trem de passageiros entre Luziânia (GO) e a capital federal entra em uma nova etapa: a de audiências públicas, previstas para começar em agosto.

Esse plano não é novo. Há anos a proposta de usar a linha férrea que hoje transporta apenas cargas já foi discutida por diferentes governos. Mas, desta vez, a expectativa é diferente. A iniciativa agora faz parte do Plano Nacional de Ferrovias e será a primeira, entre seis previstas no Brasil, a avançar para a fase de escuta pública. Os recursos virão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O trajeto, com cerca de 58 km, vai do Jardim Ingá, em Luziânia, até a Rodoferroviária de Brasília, com seis paradas previstas, incluindo em Valparaíso. A estimativa é que a viagem leve em torno de uma hora, com tarifa acessível.

Durante as reuniões mais recentes, ficou decidido um Plano Técnico de Trabalho conjunto entre os governos de Goiás, Distrito Federal e o Ministério dos Transportes. Um dos primeiros passos será uma visita técnica ao longo da linha atual, para avaliar as condições da ferrovia já existente.

Além disso, haverá revisão dos estudos anteriores, que já chegaram a ser elaborados em outros momentos, mas nunca saíram do papel. A intenção agora é atualizar os dados e definir os próximos passos com mais precisão e compromisso.

“Estamos tratando com seriedade um projeto que pode transformar a mobilidade de quem mora no Entorno e trabalha em Brasília. Goiás está liderando esse diálogo com responsabilidade e compromisso com a população”, afirmou o secretário do Entorno de Goiás, Pábio Mossoró.

Essa é a primeira proposta do Plano Nacional de Ferrovias a alcançar essa fase. Um passo importante, construído a várias mãos, que reacende a esperança de milhares de pessoas que enfrentam, todos os dias, horas no trânsito para trabalhar na capital.