Representantes dos municípios que integram a Região Metropolitana do Entorno (RME) estiveram na capital federal para conhecer mais detalhes dos preparativos da segunda edição da Feira #NoEntornoTem, marcada para acontecer nos dias 15 e 16 de junho, no Parque Sarah Kubitschek (Parque da Cidade), em Brasília.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), que coordena a organização da feira com o auxílio de outros órgãos que fazem parte da estrutura administrativa do Governo de Goiás, como a Goiás Turismo e as secretarias da Retomada; da Cultura; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e de Comunicação, entre outras.

Entre os participantes da reunião estavam a secretária de Turismo de Cristalina, Luciana Passos; a presidente do Fórum da Região Turística Encantos do Planalto Central e secretária de Turismo de Formosa, Pâmella Miranda; o secretário de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Descoberto, Brenno Rhudinni; e o secretário de Lazer, Turismo e Cultura de Novo Gama, Eliel Miranda.

A titular da SEDF-GO, Caroline Fleury, disse que o evento será mais amplo este ano, com muito mais expositores, que vão mostrar não só os atrativos turísticos e gastronômicos, como também o potencial econômico do Entorno. “Faremos uma edição ainda mais grandiosa!”, prometeu Fleury. “Além de apresentarmos nossos encantos naturais, produtos artesanais, doces, queijos, vinhos e geleias, traremos novidades. No Entorno, junto a toda essa riqueza turística, temos um forte polo na indústria da moda e na agricultura. Queremos incentivar a participação dos agricultores familiares e pequenos produtores, destacando, assim, a diversidade econômica do nosso estado, sem mencionar inovações trazidas pela educação tecnológica”, acrescentou.

Caroline Fleury: “No Entorno, junto à riqueza turística, temos um forte polo na indústria da moda e na agricultura” (Foto: Divulgação)

Boas expectativas

A feira, desta vez, com as novas atrações, deverá dobrar de tamanho, ocupando em torno de 2 mil metros quadrados para garantir maior conforto aos visitantes e com participação de todos os 13 municípios da RME.

Brenno Rhudinni disse estar confiante quanto aos bons resultados que devem advir da segunda edição do evento. “Em 2023, a parte de empreendedorismo e de economia criativa foi um sucesso e esse ano a gente pretende pelo menos triplicar o número de apoiadores e expositores”, afirmou.

Já o coordenador da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO), Adson Cardoso, destacou o fato da Feira #NoEntornoTem destinar, desta vez, um espaço ao “agro” e ao trabalho desenvolvido pela instituição. “A Emater acompanha os produtores, principalmente agricultores familiares, tanto no processo da produção agrícola em si, como no artesanato e na agregação de valor. Porque o Entorno é riquíssimo e o mercado de Brasília é imenso. É uma chance única de aumentar a visibilidade desse trabalho”, concluiu.