O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Empreendedorismo e Turismo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), afirma que a frente é mais um passo na valorização do turismo goiano. “O nosso objetivo é votar, o quanto antes, o projeto que está aguardando orientação do governo estadual sobre o assunto. Todos os parlamentares integrantes da Frente estão empenhados, no sentido de votarmos na próxima sessão o plano de trabalho. Além disso, também estamos aguardando mais orientações sobre o Plano Estratégico Estadual de Turismo, que será divulgado em abril”, explicou.

No que tange à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), o deputado destaca o apoio da deputada estadual Dra. Zeli (União Brasil), uma das suplentes da Frente, que também conta com os seguintes parlamentares: Ricardo Quirino (vice-presidente), Amauri Ribeiro (UB), Rosângela Rezende (AGIR), Alessandro Moreira (PP), Cristiano Galindo e Issy Quinan (MDB).

Consolidação do turismo na Ride

Para que o projeto se expanda no Entorno do DF, o presidente da Frente reitera que estão sendo somados esforços para implementar ideias e projetos locais, de modo a fomentar e fortalecer as parcerias com os órgãos públicos em nível federal, estadual e municipal. Ele enfatizou: “Há atividades turísticas já implementadas, exatamente devido a esse trabalho de incentivo ao Entorno. Desde o nosso primeiro mandato, participamos efetivamente de atividades como o ‘Cristaline-se’, que é um festival gastronômico, e estamos trabalhando juntamente com as lideranças e os empreendedores da região, sendo a principal mola propulsora do desenvolvimento sustentável para incrementar e consolidar cada vez mais o turismo na Ride”.

Coronel Adailton: “O nosso objetivo é votar, o quanto antes, o projeto que está aguardando orientação do governo estadual sobre o assunto”

Segundo a deputada Dra. Zeli, a Frente Parlamentar pretende, sobretudo, alavancar as potencialidades turísticas do Estado de Goiás. “Em parceria com a Goiás Turismo, o presidente da Frente já vem realizando um trabalho incansável de promoção turística. Além disso, estamos nos espalhando em outros países para fazer o turismo de Goiás crescer de forma diferenciada. Em março deste ano, participamos de duas grandes feiras internacionais de turismo, uma em Portugal e outra na Alemanha, e voltamos com as malas cheias de ideias”.

Zeli ressaltou, ainda, a necessidade da criação de uma secretaria específica para o turismo em Goiás, uma vez que a Goiás Turismo é uma agência, uma autarquia. Segundo a parlamentar, a importância do setor turístico justifica a existência de uma secretaria dedicada ao seu fomento e desenvolvimento. “Já comentei recentemente no plenário da Assembleia que Goiás, que precisamos ter uma secretaria específica para o turismo, tamanha é a importância de alavancarmos este setor. Acredito que com o apoio de várias frentes do poder público, logo teremos bons resultados para Goiás”.

Dra. Zeli: “Em parceria com a Goiás Turismo, o presidente da Frente já vem realizando um trabalho incansável de promoção turística”

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a Frente Parlamentar pode desempenhar um papel positivo na promoção do desenvolvimento do setor e o Entorno do Distrito Federal será contemplado com as medidas implementadas. “A gente apoia, porque a Frente é positiva para o turismo do estado e a ideia é que os deputados nos ajudem a criar várias pautas em relação às necessidades do desenvolvimento do setor e, claro, o Entorno vai ser contemplado”, frisou o gestor.

Fabrício Amaral diz que essa sinergia é fundamental para o planejamento e execução de ações que viabilizem o crescimento do turismo goiano

Além disso, a Frente poderá atuar como um canal de comunicação entre o governo e o setor privado, facilitando o diálogo e a troca de informações. Essa sinergia é fundamental para o planejamento e execução de ações que viabilizem o crescimento sustentável do turismo goiano. Segundo Amaral, isso organizará mais as ações de expansão do setor e a união do Legislativo com o Executivo contribuirá para que isso ocorra. “Definição e calendários de eventos fixos, qualificação com infraestrutura e destinação de emendas para eventos tradicionais são algumas das ações do Legislativo e do Executivo capazes de potencializar o desenvolvimento do segmento turístico”, concluiu.