Atrativos turísticos de municípios do Entorno estão presentes na 11ª edição da WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. Esta edição reúne 620 expositores, 27 mil profissionais do turismo, mais de 900 jornalistas e influenciadores digitais de todo o mundo, além de representantes de 40 países para participar de 50 conferências. 

No estande goiano, a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) divulga localidades que se destacam pelas belezas naturais, como também pela gastronomia, cultura e história. É o caso da Chapada dos Veadeiros, Regiões da Águas Quentes, Chapada das Emas, Encantos do Planalto Central e Terra Ronca. Do Entorno, marcam presença os municípios de Cristalina e Cocalzinho de Goiás. Já se for levar em conta toda a área abrangida pela Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), há também a participação de Pirenópolis e Corumbá, além da Chapada dos Veadeiros, destino do ecoturismo que engloba cidades como Alto Paraíso e Cavalcante.

Potencial turístico do Entorno

Fabrício Amaral: “A região do Entorno foi contemplada com toda exposição, incluindo palestras e rodadas de negócios” (Foto: Leoiran/ Jornal Opção)

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o evento não visa apenas divulgar lugares com potencial turístico, como também é uma oportunidade de ampliar a rede de networking e fechar parcerias. “É uma feira de muita expressão, a maior da América Latina, com a participação de mais de 40 países, e o estado de Goiás levou seus atrativos e suas belezas. A região do Entorno foi contemplada com toda exposição, incluindo palestras e rodadas de negócios. Então, nossa estratégia é de divulgar e consolidar uma região que tem muita capacidade pela sua gastronomia, cachoeiras, hotéis fazenda e por seus encantos naturais”, afirma.

Caroline Fleury visitou o estande de Goiás na feira (Foto: Goiás Turismo)

Durante visita ao estande de Goiás na WTM Latin America, a secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, reforçou as potencialidades do turismo da região. “Nossas cidades têm ecoturismo, cultura, cristais, religiosidade, festas folclóricas, tudo o que torna a vida da gente mais humana e leve”, frisa. “Todos estão se empenhando em melhorar cada vez mais para receber o turista e, por isso, merecem esse lugar de destaque”.

Rota dos Pireneus

Vinhos e queijos da Rota dos Pireneus foram apresentados aos visitantes do evento (Foto: Ascom/ Prefeitura de Cocalzinho)

Quem passar pelo estande da feira, poderá conhecer um pouco mais da Rota dos Pireneus, polo de produção de vinhos e queijos que abrange os municípios de Cocalzinho, Corumbá e Pirenópolis, além de se destacar por suas paisagens exuberantes.

O secretário de Turismo de Pirenópolis, Sérgio Rady, declara que participar de feiras como esta é mais uma ocasião para apresentar a cidade ao mundo. “Pirenópolis recebe cerca de 80 a 90 mil turistas por mês, movimentando a economia e gerando quase 70% dos empregos direta ou indiretamente”, salienta.

Rady também cita outros pontos turísticos, como o Centro Histórico, com calçamento pé de moleque, e a preservada arquitetura colonial. “Temos, ainda, os atrativos naturais. São mais de 80 cachoeiras catalogadas e 17 delas bem estruturadas para receber os visitantes”, pontua.

Sérgio Rady: “Pirenópolis recebe cerca de 80 a 90 mil turistas por mês” (Foto: Ana de Cássia Siqueira)

Belezas de Cocalzinho

Com apoio da prefeitura de Cocalzinho, a Agência Cocal EcoTrip participa da feira com o objetivo de buscar parcerias com agências de outros estados e países da América Latina, a fim de atrair públicos para a região. “Cocalzinho possui belíssimos atrativos naturais, somos o portal de entrada para o Parque Estadual dos Pireneus, que tem o maior pico acessível da região com 1.385 metros de altitude e aos seus pés brotam nascentes que descem pelo cerrado rupestre, formando diversas quedas d’água e cachoeiras”, comenta o prefeito da cidade, Alessandro Barcelos (UB).

Outros atrativos que chamam atenção é a Gruta dos Ecos, a maior caverna em micaxisto do mundo, localizada no Distrito de Girassol, e a Pousada Riacho dos Pireneus, que oferece day use para áreas de lazer, restaurante e trilhas para caminhada e para XCO, uma categoria de mountain bike. Vale destacar, ainda, a gastronomia de alta qualidade do Empório Villa Serra, no encontro das BRs 070 e 414, e do Resort Cachoeira do Girassol e da Lagoa do Samuel, espaço formidável para quem gosta de jet ski.

Alessandro Barcelos: “Cocalzinho vem crescendo na produção de queijos e vinhos do Cerrado” (Foto: Ascom/ Prefeitura de Cocalzinho)

O prefeito enfatiza que o município pode se desenvolver socioeconomicamente por meio do turismo e ações já estão sendo implementadas na divulgação e promoção do destino. “Cocalzinho vem crescendo na produção de queijos e vinhos do Cerrado de altíssima qualidade e tem ganhado premiações importantes. Temos o Vinhedo Girassol e o Calliandra Gastronomia, além da vinícola Pireneus.  Hoje, a cidade recebe em média duas mil pessoas que permanecem mais de duas horas na cidade e cerca de 700 pessoas com pernoite”, conclui Barcelos.

Entre cachoeiras e cristais

Bastante visitada pelos adeptos do ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros está sendo divulgada no estande goiano do WTM Latin America principalmente por conta das belezas naturais e trilhas da região. Um dos pontos que mais chamam a atenção dos turistas é o complexo de cachoeiras com águas cristalinas, conhecido como Boqueirão, uma formação rochosa que cria piscinas naturais, com bordas infinitas.

Pedra Chapéu do Sol, em Cristalina (Foto: Divulgação)

Já a cidade dos cristais, Cristalina, que também é destaque no estande do Governo de Goiás, traz diversas opções de lazer para quem deseja se conectar com a natureza, como a Pedra Chapéu do Sol, Lagoa dos Cristais, Cachoeira da Praia das Lajes, entre outras. O município ainda tem como trunfo um atrativo exclusivo: o maior domo de cristal lemuriano do planeta. Turistas podem, por exemplo, garimpar o seu próprio cristal e levá-lo como lembrança.