Salão Nacional do Turismo apresenta atrativos de Cristalina, Cocalzinho e DF
06 agosto 2024 às 18h19
COMPARTILHAR
Em Goiás, os municípios do Entorno do Distrito Federal estão ficando cada vez mais conhecidos pelos seus atrativos e boa gastronomia. E uma ótima oportunidade para os brasileiros saberem um pouquinho mais sobre esses destinos turísticos, é visitar a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo, que acontece no Rio de Janeiro de 8 a 11 de agosto, com o tema “Experiências Brasil: O turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. É esperado um público em torno de 100 mil pessoas durante os quatro dias de encontro. Na ocasião, o estande de Goiás vai apresentar, em destaque, a gastronomia de Cocalzinho, além dos cristais e belezas naturais de Cristalina, por meio da experiência “Cristaline-se”.
Segundo a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, o evento é importante para descentralizar o eixo turístico, às vezes muito focado em grandes centros, e mostrar que existem outros lugares a serem descobertos. “O Salão é promovido pelo Governo Federal e muito nos anima, porque Cristalina, município do Entorno, vai expor seus atrativos, como o garimpo de cristais lemurianos, sua utilização em terapias e as cachoeiras da região. Já Cocalzinho vai entrar com a sua Rota de Queijos e Vinhos. O município está produzindo vinhos e queijos de altíssima qualidade, alguns premiados”, destaca. “Vai ser muito bom, porque, além dos cariocas, teremos gente reunida de todo o Brasil por lá, tendo a chance de conhecer mais acerca desses dois municípios que, tenho certeza, estarão sempre de braços abertos a todos que queiram visitá-los”, acrescenta.
Turismo e gastronomia brasiliense
A capital federal também marca presença no Salão em estande da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) e, da mesma forma que Cocalzinho, apresenta seus queijos e vinhos premiados. Outra atração gastronômica é a reprodução da recém-inaugurada Casa de Chá, que agora funciona como Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e com o Café-escola do Senac-DF. Durante o evento, serão disponibilizadas iguarias em menu criado pelo chef brasiliense Gil Guimarães.
O turismo de experiência, o turismo cívico, o enoturismo e o afroturismo de Brasília são outros atrativos do estande da Setur, juntamente com a produção artística de cinco artesãos do DF, os quais irão expor e comercializar peças como esculturas em barro, artes em metal e flores do cerrado.
O Salão Nacional do Turismo tem entrada franca mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
Leia também:
Cristalina ganha o primeiro lugar do Sebrae por seus investimentos em turismo