O projeto “Cristaline-se”, criado com o intuito de valorizar o turismo de experiência em Cristalina, foi responsável por alçar a cidade à posição de destaque no setor turístico. E é com essa iniciativa, executada em 2022 e 2023, que o município ganhou o primeiro lugar do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na categoria Turismo e Identidade Territorial, entregue durante cerimônia no Castro’s Park Hotel, em Goiânia.

Várias autoridades estaduais estiveram presentes na ocasião, como o presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, que representou o governador Ronaldo Caiado (UB).

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB), declarou, durante a premiação, sua satisfação pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município na área turística. “Sempre procuramos investir em bons projetos com boas parcerias, como no ‘Cristaline-se’, em que o Sebrae foi o nosso parceiro e os resultados já começam a ser colhidos. Por isso, nosso respeito e nossa gratidão”, ressaltou.

Fabrício Amaral, da Goiás Turismo, cumprimenta o prefeito de Cristalina pela vitória (Foto: Divulgação)

Identidade e exclusividade

Segundo a secretária de Turismo de Cristalina, Luciana Passos, que também marcou presença no evento, o prêmio é um reconhecimento ao esforço, dedicação e trabalho realizado pela prefeitura em parceria com o Sebrae. “Nossa identidade é o cristal lemuriano e todas as nossas ações foram focadas nessa exclusividade, nesse diferencial”, explica. “Acreditamos que estamos no caminho certo, o que estamos fazendo está dando certo e vamos continuar, porque a gente consolidou o destino turístico de Cristalina”, complementa.

Sobre o termo utilizado para batizar o projeto turístico responsável pela premiação ao município, ela esclarece: “Cristaline-se é um verbo transitivo reflexivo, tem o objetivo de descrever a experiência única e transformadora oferecida pela cidade de Cristalina como o novo destino turístico. Também se refere à energização e ao equilíbrio, seja ele mental ou espiritual, que é experimentado pelos visitantes ao explorarem o maior domo de cristal lemuriano do planeta”.

Próxima etapa é o prêmio nacional

Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (Foto: Divulgação)

Em sua 12ª edição, o PSPE teve a participação de 51 prefeituras goianas, as quais inscreveram 79 projetos em nove categorias. Além do primeiríssimo lugar de Cristalina em Turismo e Identidade Territorial, outros municípios da Ride também se destacaram: Alexânia foi vice-campeã na categoria Cidade Empreendedora; já Pirenópolis conquistou a terceira colocação na categoria Empreendedorismo na Escola, mesma posição de Flores de Goiás na categoria Empreendedorismo Rural e Águas Lindas de Goiás, na categoria Sala do Empreendedor.

A honraria é dedicada a reconhecer prefeituras que se empenham em valorizar e difundir iniciativas inovadoras, que visam fomentar o empreendedorismo, o desenvolvimento e melhorar o ambiente de negócios. Os vencedores agora vão entrar na disputa pelo prêmio nacional.