Duas escolas do Entorno recebem o projeto Escola Transforma
17 novembro 2023 às 22h15
COMPARTILHAR
Idealizado pelo Instituto Cuidare e patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do Brasil, o projeto Escola Transforma foi criado em 2021. Agora, em 2023, a atenção é dedicada às populações rurais.
Por meio de ações de voluntariado nas escolas, são implementados novos espaços e estruturas, como hortas, salas de leitura, parques infantis, brinquedoteca, mobiliário e outros equipamentos. As intervenções beneficiam cerca de 780 estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II nas quatro escolas de Goiás, com o objetivo de proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais.
Segundo a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno, o projeto segue com o compromisso de fortalecer a educação. “Acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades onde atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades com mais de 55 escolas e estamos levando o voluntariado para contribuir ainda mais nas ações realizadas”.
Entorno contemplado pelo projeto
A Escola Municipal Deodato Gonçalves de Siqueira, em Formosa, a exemplo, foi beneficiada com um parquinho, uma bela horta, sala de leitura e itens de cozinha. Segundo a diretora, Marly da Cunha Monteiro, receber o projeto Escola Transforma é, sobretudo, um momento de felicidade. “Estamos muito felizes e ansiosos. Toda a equipe e a comunidade esperavam este momento. A leitura está em primeiro lugar na nossa escola e, com a chegada da biblioteca, que antes não tínhamos, vai ser muito melhor para as crianças colocarem isso em prática. Para nós, é importantíssimo. A horta suspensa também vai ajudar muito na preparação da merenda e as crianças agora vão poder ter um parquinho para brincar. Somos muito gratos pelo atendimento, compromisso e responsabilidade”, enfatiza.
Já na Escola Municipal José Gomes Gonçalves, em Cristalina, foram inaugurados um parquinho, a horta, a sala de leitura e a mesa de apoio para o refeitório. A gestora da escola, Dora Gonçalves de Carvalho Botelho, frisou que toda a comunidade ficou contente. “Fomos contemplados com a sala de leitura com um material riquíssimo; um parquinho que é a alegria das crianças; e a horta suspensa, que enriquecerá ainda mais a merenda escolar. Toda a comunidade está muito feliz com esse projeto, que veio para melhorar ainda mais os trabalhos desenvolvidos na escola”, finalizou.
Impacto social e compromisso com a educação
Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e seus parceiros em prol da “Agenda 2030” para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor. “O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação”, conclui Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.