Escolas do Futuro e Cotecs qualificam moradores do Entorno
07 outubro 2023 às 13h43
COMPARTILHAR
Inaugurada recentemente em Valparaíso de Goiás, a Escola do Futuro (EFG) oferece cursos gratuitos com o intuito de atender às demandas da inovação tecnológica e do setor produtivo, além de fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo. Na área de capacitação high tech, por exemplo, há vagas para: robótica, eletrônica, inteligência artificial, programação de computadores, redes de computadores, tecnologia 4.0 e 5.0, produção de games, tecnologia para startups, desenvolvedor python, lógica de programação e modelagem 3D. Para quem quer garantir espaço nos ambientes digitais, a EFG disponibiliza o aprendizado de criação de conteúdo digital, mídias sociais e e-commerce. Por fim, para quem busca capacitação na área administrativa, a instituição oferece desde Excel básico até gestão financeira e, também, a possibilidade de aprender inglês.
As escolas do futuro foram criadas em 2021, a partir de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), com a proposta de qualificar alunos do Ensino Médio, alunos universitários (como formação complementar), profissionais em recolocação e profissionais desempregados. Na região do Entorno existem duas escolas: uma em Santo Antônio do Descoberto, a EFG Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira; e outra em Valparaíso de Goiás, a EFG Paulo Renato de Souza. As inscrições podem ser feitas pelo site: efg.org.br.
Ferramenta de transformação social
Na opinião do aluno e bolsista pesquisador da EFG de Santo Antônio do Descoberto, Tiago Alves de Souza, a escola tem proporcionado crescimento pessoal e profissional. “A EFG teve um grande impacto na minha vida. Fiz alguns cursos de capacitação e um de qualificação na área de programação de computadores. Atualmente, estou cursando o curso técnico de marketing e mídias sociais. Uma coisa interessante do aprendizado nos laboratórios da escola é que eu também tive acesso, por exemplo, ao desenvolvimento e uso de motores de jogos. Hoje eu consigo desenvolver meus próprios games”, divulga o aluno.
A aluna Gabriela Dourado corrobora com Tiago e diz que a EFG lhe acrescentou em diversos aspectos. “Um dos principais foi me posicionar em um local de protagonismo, proporcionando conhecimento e oportunidades. Dentro da escola eu tive a possibilidade de desenvolver pesquisas, empreender e olhar para a área de tecnologia com bons olhos, o que me fez optar pelo segmento na minha graduação”. E complementa: “Todas as atividades feitas na escola melhoraram as minhas habilidades interpessoais. Lá consegui me aprimorar para falar em público, desenvolvi o protótipo do meu negócio e iniciei minha carreira como pesquisadora interagindo com muitas pessoas que percorrem caminhos similares ao meu. Sou muito grata à EFG por ter me proporcionado tanto! A escola é um espaço para adquirir conhecimento, desenvolver-se e habilitar conexões”.
Segundo Adenilton Cajueiro, customer success manager da EFG Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, a escola tem contribuído muito na área de tecnologia, propiciando um grande impulso para o desenvolvimento do município. “Nós preparamos os alunos para a demanda do mercado de trabalho em uma das áreas que mais crescem, contratam e remuneram bem. A EFG é uma ferramenta de emancipação e transformação social que promove a evolução por meio do conhecimento e, atualmente, temos alunos trabalhando em empresas de renome e crescendo muito como profissionais autônomos”, finaliza o gestor.
Cotecs oferecem cursos de curta duração
Para quem tem mais de 14 anos e o ensino fundamental incompleto, os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) estão com inscrições abertas para diversos cursos presenciais de curta duração. Com 40 horas de aprendizado, são oferecidas capacitações em espanhol, história, informática, inglês, matemática e redação.
Os Cotecs são resultado de um convênio firmado em 2021 entre a Secretaria de Estado da Retomada (SER), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE. Logo no primeiro ano de funcionamento, os Cotecs receberam mais de 41 mil inscrições para cursos de capacitação e qualificação profissional. As aulas são distribuídas nas modalidades presencial, online e EaD. Para moradores da região do Entorno, nos municípios de Formosa e Cristalina, as vagas estão abertas até o dia 22 de novembro pelo site: cotec.org.br.