Em solenidade nesta manhã de quinta-feira (23), no Palácio do Buriti, em Brasília, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) para fomento do Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da RIDE-DF e Entorno (ExpoRide). O termo de cooperação envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), com investimentos de quase R$ 2 milhões. O objetivo é gerar desenvolvimento tecnológico, renda e emprego qualificado em 12 municípios do Entorno que integram a Área Metropolitana de Brasília (AMB).

Estiveram presentes na solenidade os prefeitos Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso de Goiás – que também é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) –; Daniel Sabino (UB), de Cristalina; Cristiomario Medeiros (UB), de Planaltina; Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama; e Fábio Correa (PP), de Cidade Ocidental.

Parceria ampliada

Segundo o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o GDF já atua em parceria com municípios em áreas como saúde e transporte, e agora essa cooperação poderá ser ampliada. “Hoje damos um passo a mais ao lançar esse projeto, para que possamos avançar no desenvolvimento do setor produtivo da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) e do DF”, afirmou. “Precisávamos ter um instrumento para integrar as cadeias produtivas e o Codese nos apresentou esse projeto no início do ano”.

Leonardo Reisman: “O programa retribui e reconhece a importância do Entorno para o DF” (Foto: Divulgação)

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, por sua vez, disse que o GDF entrará não apenas com o investimento, mas também com o conhecimento. “Hoje os municípios do Entorno têm necessidade de melhoria institucional em várias áreas, como saúde, educação, desenvolvimento econômico e social, tecnologia e inovação”, analisa. “Por meio das capacidades que temos na nossa cidade vamos levar desenvolvimento tecnológico, inovação e inclusão digital para a RIDE”. E acrescenta: “Esse programa, além de olhar para o futuro, retribui e reconhece a importância do Entorno para o DF”.

Diagnóstico e busca de recursos

Previsto para ser implementado ao longo de três anos, o programa abarca diversas ações, sendo que esta primeira fase vai culminar em um evento em maio de 2024, o qual irá trazer, além da parte expositiva, workshops abordando a inovação nas cadeias produtivas e as cidades inteligentes.

Fábio Correa, Carlinhos do Mangão, Caroline Fleury e Pábio Mossoró (Foto: Divulgação)

Para Pábio Mossoró, é importante a integração entre Brasília e as cidades da Região Metropolitana e o estado de Goiás. O programa ExpoRide está sendo fundamental nesse processo. “Nesta primeira etapa, está sendo realizado um diagnóstico dos municípios, com todo o suporte da AMAB. Posteriormente, o programa vai se estender a todas as 33 cidades da RIDE-DF”, anuncia.

A partir desse mapeamento detalhado das necessidades de cada município, será possível, de acordo com o presidente da AMAB, buscar recursos para os setores com maior demanda e, assim, melhorar o atendimento à população.

Carlinhos do Mangão também vê com otimismo os resultados que podem vir do ExpoRide. “Com essa iniciativa, será possível o avanço tecnológico e a inovação nos 12 municípios que compõe a RIDE-DF”, ressalta.

Já Daniel Sabino chama a atenção para uma das ações do ExpoRide, o evento hackatown, que vai acontecer em Cristalina, neste sábado. “Vamos fazer um levantamento das necessidades da região, em especial do município, para que possamos apresentar propostas”, conclui.

Para saber mais detalhes sobre o ExpoRide, clique aqui.