O Governo de Goiás e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciaram a criação de um grupo para aprimorar a qualidade do serviço público entre Goiás e o DF. Com membros das duas unidades federativas e da União, por meio do Ministério de Transportes, a parceria é vista como importante pelos representantes.

Segundo a secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, o grupo é fundamental para melhorar a qualidade do transporte público na região. “A sinalização se uma cooperação contínua em relação à gestão do transporte no Entorno é necessária. Ainda incluindo a temporária solução de um convênio para uma governança interna entre as partes envolvidas”, pontua.

Para Fleury, um consórcio interfederativo é fundamental para que os projetos envolvendo o transporte na região próxima à Brasília saiam do papel. Ela também ressalta que há reuniões agendadas com prefeitos e parlamentares do Entorno, além da própria ANTT. “Estamos trabalhando em vários projetos de infraestrutura, como o BrT entre Luziânia e o DF, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, destaca.

Rafael Vitale Rodrigues: “Na próxima semana, vamos estabelecer uma rotina de trabalho com os governos de Goiás e Distrito Federal”

Já o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, deseja que o trabalho de cooperação também resulte em uma troca eficiente de informações.

“Na próxima semana, vamos estabelecer uma rotina de trabalho com os governos de Goiás e Distrito Federal, junto ao Ministério dos Transportes, que formula políticas públicas, incluindo um cronograma de atividades para a gestão interna do transporte na região do Entorno”, afirma o diretor-geral

Vitale também anunciou que a ANTT fará estimativas para reajuste e distribuição por linha ou empresa, assim viabilizando subsídio no transporte público da região. (Fabricio Vera)