Luziânia completa 277 anos com tradição e desenvolvimento
13 dezembro 2023 às 10h31
COMPARTILHAR
Originalmente, Luziânia chamava-se Santa Luzia, em homenagem à sua santa padroeira. Todavia, pelo decreto-lei estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, passou a ter a denominação atual. O município é, sobretudo, uma “cidade mãe” que originou outras localidades no Entorno, como Cristalina, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto e Padre Bernardo.
Como parte do turismo religioso e cultural, a antiga Santa Luzia abarca importantes patrimônios imateriais dentro de suas tradições e manifestações culturais há mais de 200 anos, como é o caso das festas do Divino Espírito Santo, do Rosário e de São Benedito. Destaca-se também o patrimônio histórico em edificações do século XVIII, como a igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos principais símbolos da cidade.
Conquistas em diversas áreas
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luziânia é a sexta cidade mais populosa de Goiás, com 209.129 habitantes. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Melo, mesmo com 30 mil luzianienses indo a Brasília para estudar ou trabalhar, o município oferece uma estrutura excelente aos seus moradores. “Luziânia hoje não é uma cidade dormitório, apenas. Hoje, o agronegócio é muito forte e temos também indústria e comércio muito pujantes”, pontua o secretário.
Para o prefeito Diego Sorgatto, Luziânia cresceu em várias áreas. “Na educação, aumentamos o quadro de servidores com a nomeação de professores concursados, temos a escola de tempo integral do Parque Alvorada I e creches novas”, divulga. Na área da saúde, o gestor enfatiza a importância da reforma completa do Hospital Municipal do Jardim Ingá e a realização do mutirão de cirurgias que propiciou mais de 20 mil procedimentos cirúrgicos.
Sorgatto destaca ainda o programa “Tarifa Zero”, implantado com sucesso este ano, e acrescenta: “São muitos os desafios, sobretudo em relação à infraestrutura. Mas acredito que, com responsabilidade e compromisso, é possível superar os desafios e construir uma cidade melhor para todos”.
O gestor diz se sentir honrado em estar no cargo máximo do Executivo municipal e, em homenagem à cidade que o escolheu como prefeito, declara: “Minha gratidão a todos que contribuem diariamente para termos uma cidade cada vez mais desenvolvida. Temos trabalhado muito, para que possamos levar uma vida mais digna a cada morador luzianiense. Parabéns, Luziânia, parabéns, Jardim do Ingá. Parabéns a toda nossa zona rural!”.
Políticos e filhos ilustres de Luziânia
Entre os filhos de Luziânia que se tornaram famosos no cenário político estão o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Domingos Roriz (1936-2018). O político iniciou sua trajetória como vereador no município, nos anos 70, sendo deputado estadual em 1978, deputado federal em 1982 e vice-governador do estado de Goiás em 1986. Foi, também, senador da República. Como governador do Distrito Federal, exerceu o cargo por quatro mandatos.
Outros nomes se destacam na atualidade, como é o caso do deputado federal Célio Antônio da Silveira (MDB). Nascido em Luziânia, em 1959, aos 64 anos de idade, o parlamentar tem mais de 25 anos de experiência pública, tendo sido prefeito da cidade por dois mandatos. “Tenho muito orgulho de ter sido por três vezes deputado por Luziânia. Tenho orgulho de ser desta cidade e por tudo o que ela me proporcionou de bom na vida, serei eternamente grato. Parabéns, Luziânia, por seus 277 anos e que Deus ilumine muito seus moradores!”, ressalta.
Também é filho de Luziânia o primeiro líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) oriundo do Entorno. Wilde Lopes Roriz, o Cambão, foi professor por oito anos em escolas da cidade e iniciou sua caminhada política como secretário de Obras da prefeitura, sendo, posteriormente, eleito por duas vezes como deputado estadual. Para o parlamentar, Luziânia é uma “cidade mãe” das outras cidades do Entorno. “Quero parabenizar toda a população pelo aniversário e lembrar que iniciei minha trajetória política aqui, minha família vive aqui e tenho imensa gratidão pelo município que já me elegeu como deputado estadual por duas vezes”, declara.
Cambão destaca, ainda, o trabalho em parceria que vem realizando junto ao prefeito Diego Sorgatto e aos vereadores com o intuito de atender às demandas do município. “Temos dois escritórios de atendimento ao público em Luziânia e no Jardim do Ingá, justamente para atender a população da cidade com mais efetividade. Uma população que merece o nosso carinho e atenção. Parabéns a todos os luzianienses. Que Deus abençoe a todos!”, finaliza.
Programação dos 277 anos de Luziânia
O aniversário da cidade conta com uma ampla programação que teve início no dia 09/12, com o Natal Luz. Confira a agenda:
14/12 – às 14h, acontece a inauguração do CMEI Professora Zilda Dias, no Alto das Caraíbas.
15/12 – às 10h, assinatura da ordem de serviço da reforma da escola municipal Cora Coralina, entrega das placas de reformas das escolas do Jardim do Ingá e assinatura das ordens de serviços das demais unidades escolares do distrito.
17/12 – às 10h, acontece a etapa de motocross no Estádio Serra do Lago.
18/12 – às 9h, assinatura da ordem de serviço da reforma da 1ª Escola Polo Municipal Rural Realino Caixeta.
19/12 – às 14h, inauguração do CMEI Pérola Meirelles de Brito, no Setor Leste.