Neste clima quente, com alertas constantes do Inmet sobre as ondas de calor no Estado de Goiás, o município de Cidade Ocidental vem padecendo há meses com interrupções no abastecimento de água. A população segue reclamando como pode nas mídias sociais, via imprensa local e, também, por outros meios como a plataforma Reclame Aqui e o Procon. 

Entre as milhares de reclamações está a de uma moradora de Ocidental, que relata a situação absurda em queixa aberta ao público: “A cidade não tem água no centro desde sexta a partir das 18:00 horas. Absurdo, no dia em que as pessoas têm para ficar com suas famílias e filhos ficamos sem água até para beber ou atender as necessidades diárias como o banho. No período em que o clima está mais quente. Precisamos de ajuda da administração dessa cidade. Pagamos caro para termos água nas torneiras e não é isso que está acontecendo. Essa empresa fecha a água todo final de semana e as pessoas já acham normal, mas não é, isso é uma falta de respeito com a sociedade que contribui”.

Confira no link a seguir, as reclamações contra a empresa pública (muitas sem respostas): https://www.reclameaqui.com.br/empresa/saneago/lista-reclamacoes/

Problema permanece sem solução

Segundo a prefeitura, o contrato com a Saneago foi iniciado em 2011 e está válido até 2041. Desta forma, a municipalidade segue alegando que não é verdadeira a informação de que o contrato tenha vencido e que seja este motivo do desabastecimento de água em diversas partes da cidade. 

O fato é que há anos, o município vem enfrentando problemas com o saneamento básico e a falta de água, sendo esta a principal reclamação dos moradores. E, muito embora, a prefeitura venha tentando resolver os problemas que afetam todo o sistema de saneamento por meio de estudos e da elaboração de um Plano de Saneamento Municipal, o imbróglio segue sem solução. 

Em pleno feriado de 15 de novembro, a Saneago se limita a publicar notas relativas aos canais de atendimento ao cliente para possibilitar “maior agilidade” na resolução das questões, com o contato virtual, que segundo a empresa pública, traz comodidade ao cliente.