Apoiador de Antônio Lima, candidato a prefeito em Cidade Ocidental, sofre agressão durante carreata; veja o vídeo
19 setembro 2024 às 13h21
COMPARTILHAR
Uma ocorrência policial grave em Cidade Ocidental, nesta quinta-feira (18), acendeu mais um alerta sobre a segurança de eleitores e candidatos do Entorno nas eleições municipais. Desta vez, um apoiador do candidato a prefeito, Antônio Lima (União Brasil), foi ferido por um pedaço de madeira no final da carreata. Foi registrado um boletim de ocorrência sobre o caso, que está sendo investigado pelo 33º Batalhão de Polícia Militar.
O Jornal Opção Entorno entrou em contato com o candidato Antônio Lima, que lamentou o episódio de violência. “Eu conheço a vítima há muitos anos, há uns 30, 40 anos. É o Chaguinha, um cabeleireiro muito conhecido da cidade. No momento que ocorreu o episódio, eu já estava no meu escritório. Após o ataque, ele foi socorrido por nossos companheiros que estavam lá e depois foi transferido para o Hospital de Santa Maria. Quanto ao autor da violência, eu não o conheço”, afirmou.
Em nota de repúdio publicada em suas redes sociais, Antônio também se manifestou sobre o assunto e espera uma apuração rigorosa da polícia e a responsabilidade de quem é de direito. “Esperamos sinceramente que a agressão não tenha cunho político, fato que nos encheria de tristeza e assombro. Desejamos uma campanha política limpa, aberta e em harmonia; a manifestação política é um ato legítimo de cidadania, e deve ser respeitado incondicionalmente, seja quem for”, disse o comunicado.
Em conversa com seus apoiadores, o candidato do União Brasil pede cautela e tranquilidade durante as ações de campanha. “A gente nota, por parte deles, um desespero muito grande, em função principalmente das ocorrências da Polícia Federal no município, das investigações. Eles estão, de certa forma, muito impacientes. E isso nos preocupa muito. Então, a gente pede calma para o nosso povo e vamos continuar trabalhando firme pelo nosso propósito, que é ganhar as eleições”, enfatizou.
Prisão em flagrante
Ao final da carreata do candidato Antônio Lima, o infrator agrediu a vítima com um pedaço de madeira após uma discussão. Chaguinha, a vítima, ficou com um grande ferimento no rosto e, inicialmente, foi encaminhado ao Hospital Municipal de Cidade Ocidental. Depois, foi transferido ao Hospital de Santa Maria, no Distrito Federal.
Segundo informações da 33ª BPM, depois de diversas diligências, os policiais militares localizaram o autor do delito escondido num terreno baldio do Bairro Suleste. O infrator já é um velho conhecido da polícia, tendo sido condenado por crimes de roubo, tráfico de drogas e furto.
Ele foi apresentado na Central de Flagrantes de Luziânia, ficando novamente à disposição da Justiça. A ocorrência foi conduzida pelo Sargento Danilo e pelo Soldado Márcio, com o apoio do Sargento Vilas Boas e do Cabo Elton.
Casos de violência
Ataques como esse se avolumaram nas últimas semanas e se tornaram uma das marcas das eleições deste ano. Nesta semana, a candidata à prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, Professora Railda (PT), registrou um boletim de ocorrência contra o candidato a vereador Renato Lobo (Republicanos). Ela e sua equipe, composta por cerca de 12 pessoas, entregavam material de campanha na feira, quando foram impedidas de circular em uma determinada área por um candidato de outro partido e uma de suas apoiadoras, segundo versão da petista.
O outro episódio aconteceu no início de setembro em Águas Lindas de Goiás, quando o candidato a vereador Murilo Silva (PP) sofreu um atentado a tiros ao buscar material de campanha no comércio dele no município. Ele foi atingido pelos disparos no ombro e o seu coordenador de campanha, Douglas Barbosa, foi baleado na mão e na virilha.
Na última terça-feira (17), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e os 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), se reuniram para falar da reta final das eleições e o aumento de casos de violência nas campanhas. Os magistrados se comprometeram a dar prosseguimento ao monitoramento de ameaças tanto à integridade do processo eleitoral, quanto à violência contra candidatos.
Veja o vídeo veiculado pelo Radar Ocidental: