O encontro, realizado nesta quinta-feira (03), teve como protagonistas o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Reis, prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lazaro e os secretários do Entorno de Goiás, Pábio Mossoró, e do DF, Cristian Viana, responsáveis por mediar as articulações entre os dois governos.

Ao final da reunião, ficou definido que a Caesb irá fornecer suporte técnico-científico para o enfrentamento da situação, incluindo a utilização dos laboratórios da companhia na elaboração de um plano de monitoramento e acompanhamento dos impactos ambientais. “Toda a parte de testes, apoio técnico e mediação será realizada pela Caesb. Estamos à disposição para trabalhar com o comitê de crise no que for necessário”, enfatizou Luís Antônio Reis.

A cooperação entre os governos também envolve a articulação para o destino emergencial do chorume acumulado no local. Os secretários Pábio Mossoró e Cristian Viana lideram as tratativas para identificar aterros sanitários com capacidade de absorver parte do resíduo. “Temos o Aterro Sanitário Baru, em Águas Lindas de Goiás, e outras unidades. Se cada um puder receber uma parte, conseguiremos resolver o problema a tempo e evitar danos maiores”, destacou Pábio Mossoró.

Também participaram da reunião a secretária de Meio Ambiente de Padre Bernardo, Daiana Monteiro, a vereadora Emília Monte Alto e técnicos da Caesb. O encontro marca mais um passo no esforço integrado para conter os danos ambientais e proteger os mananciais utilizados por comunidades rurais da região.

Leia também:

Desabamento em aterro preocupa moradores e autoridades no Entorno do DF