Defensoria leva atendimento gratuito à população em situação de rua do Entorno

06 agosto 2025 às 13h19

COMPARTILHAR
Moradores em situação de rua de Luziânia poderão receber atendimento jurídico gratuito nesta quarta-feira (6) durante mais uma edição do programa Defensoria na Rua, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). A ação ocorrerá na Rodoviária da cidade e também em outras vias com maior fluxo de pessoas em vulnerabilidade social.
A iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e à cidadania. Entre os serviços ofertados estão consultas processuais, emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de encaminhamento para a retirada da 2ª via do RG. Também serão oferecidas orientações jurídicas, encaminhamentos para assistência social e saúde, e, quando necessário, ajuizamento de ações para acolhimento institucional, com possibilidade de inserção na Casa de Acolhida Cidadã (CAC).
Além do atendimento jurídico, a DPE-GO vai promover educação em direitos, distribuindo cartilhas e explicando como a população pode acessar os serviços da Defensoria.
A ação em Luziânia é resultado de uma parceria entre a DPE-GO, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.
A equipe da Defensoria destaca que o objetivo é garantir que as pessoas em situação de rua sejam vistas, ouvidas e tenham seus direitos respeitados.
A previsão é de que o atendimento aconteça durante todo o dia. Quem quiser ajudar pode colaborar indicando pessoas que estejam em situação de rua e precisem de apoio jurídico ou social.