O Campus Cidade Ocidental da Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou suas atividades nesta semana, coincidindo com o Dia do Estudante. A programação especial de abertura contou com aula magna, plantão de dúvidas e visita guiada ao prédio da instituição.

Durante a solenidade, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, recebeu o título de cidadã ocidentalense. Em seguida, o escritor, pesquisador e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE), Paulo de Martino Jannuzzi, ministrou a aula magna.

Estudantes, familiares e visitantes puderam conhecer as instalações do campus, localizado no centro da cidade, e obter informações sobre os cursos oferecidos: Administração Pública, Ciências da Segurança, Engenharia da Segurança Cibernética, Engenharia de Software, Gestão de Saúde Digital e Inteligência Artificial Aplicada à Gestão Pública. O atendimento foi feito por coordenadores, professores e técnicos administrativos.

A programação incluiu também a exposição fotográfica Mitos e Cotidiano, da professora Rosa Berardo, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG. A mostra apresentou registros documentais e etnográficos produzidos entre 1985 e 2021 no Parque Nacional do Xingu, território de diversas etnias indígenas.

O momento cultural ficou por conta da Banda Forró Pequi. À noite, o professor aposentado do Instituto de Física da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, conduziu a aula inaugural do turno noturno, com a palestra O Campus Cidade Ocidental no contexto das Universidades Federais: breve histórico da criação das universidades brasileiras e importância do campus da UFG em Cidade Ocidental.

“A chegada do campus da UFG é um grande avanço para a Cidade Ocidental. A educação abre portas, e agora a população terá acesso a uma universidade federal, com cursos atuais, sem precisar sair do município”, destacou o secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró.