O ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) voltou ao cenário político do Distrito Federal com força. Segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na quinta-feira (30), Arruda aparece com 29,8% das intenções de voto para o governo do DF, praticamente empatado com a vice-governadora Celina Leão (PP), que lidera com 32,2%.

Arruda afirmou estar elegível e pronto para disputar novamente. “Eu estou no jogo, estou de volta. Com muito entusiasmo, humildade, mas com muita vontade de contribuir para um futuro melhor para nossa cidade”, disse.

A discussão sobre a elegibilidade de Arruda ganhou novo fôlego após o Congresso Nacional aprovar uma proposta que unificou em oito anos o prazo de inelegibilidade para agentes políticos condenados. A medida altera critérios e prazos previstos na Lei Complementar nº 64/90, que trata dos casos de abuso de poder político ou econômico.

De acordo com a defesa do ex-governador, o prazo de inelegibilidade passou a contar a partir de 2014, data da decisão em segunda instância, o que, segundo ele, garante sua volta à disputa eleitoral.