Estudantes denunciam encerramento antecipado de prova do PAS na UnB
01 dezembro 2025 às 16h00

COMPARTILHAR
A prova do PAS, aplicada na UnB, virou motivo de denúncia para duas estudantes que faziam a terceira etapa da avaliação. Ana Ribeirão Machado, de 17 anos, relatou que a fiscal da sala encerrou a prova uma hora antes do horário previsto no edital.
“Eu reparei que o horário estava meio estranho desde o início, que as primeiras dez questões são de inglês, e quando eu terminei as primeiras dez, eu vi que já tinha passado uma hora e meia. Eu estranhei, mas continuei a fazer a prova. E aí, olhando no quadro, a aplicadora falou: ‘faltam meia hora, gente’, e eu não tinha nem feito a redação ainda. Eu comecei a passar tudo assim para o cartão-resposta, correndo”, contou a estudante.
Pelo edital, a prova deveria começar às 13h e ter cinco horas de duração. Segundo os candidatos, só ao saírem da sala perceberam que tinham sido liberados uma hora antes. Eles buscaram explicações, mas foram orientados a registrar uma denúncia no site do Cebraspe, responsável pela aplicação. Policiais militares também recomendaram que procurassem uma delegacia.
“A prova acaba seis. Ainda tinha uma hora pela frente e ela me informou, não só a mim, mas a toda a sala, que faltavam 15 minutos para acabar. Foi aí que eu me dei conta”, disse Daniela Ribeiro de Souza, que estava na mesma sala.
As duas procuraram a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, onde registraram boletim de ocorrência por fraude. Elas afirmam que vão cobrar apuração do Cebraspe.
Em nota, o Cebraspe informou que está investigando o caso. Disse ainda que o horário foi corrigido tempestivamente, que os candidatos que saíram mais cedo já haviam concluído a prova e que não houve prejuízo ao tempo previsto ou à lisura do processo.
