O deputado federal e médico Célio Silveira, do MDB, tem uma carreira política amplamente vitoriosa —com oito mandatos (deputado estadual [foi presidente da Assembleia Legislativa], prefeito de Luziânia e deputado federal). Morador do Entorno de Brasília, mas com militância política em quase todo o Estado, o parlamentar diz que, conversando com lideranças da região, ouviu que chegou a hora de bancar candidato a vice ou um candidato a senador.

“Com seus 800 mil eleitores, o Entorno de Brasília tem sido decisivo nas últimas eleições. O governador Ronaldo Caiado, para ficar num exemplo, conquistou uma votação extraordinária na região. Em 2024, chegou a obter mais de 70% dos votos válidos em alguns municípios. Então, se decide, por que o Entorno não pode ser ter um candidato a vice ou a senador?”, pergunta o parlamentar.

“Nós, da base governista, teremos um excelente candidato a governador em 2026, o vice-governador Daniel Vilela, do MDB. Sabemos que o Sudoeste está pleiteando a vice, o que é, claro, um direito. Mas é preciso lembrar que Daniel Vilela é de Jataí, segunda cidade mais importante do Sudoeste de Goiás. Por isso, não é justo contemplar uma região com duas vagas na chapa majoritária. Não sou contra o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale [que pleiteia a vice], pois é um político de valor e nosso aliado. Porém, é mais justo que o vice saia do Entorno do Distrito Federal”, assinala Célio Silveira.

Diego Sorgatto, prefeito de Luziânia | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Célio Silveira elenca uma série de políticos que poderão ocupar uma vaga na chapa majoritária, como candidato a vice (a preferida) ou a senador. Ele cita o próprio caso, pois já foi prefeito da maior cidade do Entorno, Luziânia, e é um líder político com presença não apenas na região.

“Além do meu caso específico, há também Diego Sorgatto, prefeito de Luziânia, Pábio Mossoró, prefeito de Valparaíso de Goiás, e Lucas Antonietti, prefeito de Águas Lindas de Goiás. Se a base governista não buscar um agente político do Entorno de Brasília, cometendo um erro, é provável que as oposições vão buscar um vice a região”, assinala o parlamentar. “Qualquer que seja o nome escolhido, estarei junto, firme no projeto de Daniel Vilela, que, tenho certeza, será o próximo governador de Goiás.” (E.F.B.)