Ibaneis afirma que vai se candidatar ao Senado e pavimenta a estrada para Celina em 2026
19 abril 2024 às 14h13
COMPARTILHAR
A assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE) foi palco para mais do que apenas o anúncio de uma obra pública. O governador Ibaneis Rocha (MDB), sempre acompanhado de sua vice, Celina Leão (PP), aproveitou o discurso para sinalizar seu desejo por uma cadeira no Senado Federal.
Nas entrelinhas, ele, além de já estar pavimentando a estrada para Celina Leão, assegurou-lhe um caminho sólido. A vice assumirá a cadeira de gestora do GDF em abril de 2026, e continuará fazendo as entregas de obras, além de ter a máquina nas mãos. Desse modo, Ibaneis se desincompatibiliza do cargo e vai concorrer como candidato a senador da República.
Em busca do apoio bolsonarista
Em recente entrevista, a vice-governadora declarou que aceitaria o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, caso se candidate ao GDF em 2026. E muito embora, em dois anos, os cenários, narrativas e alianças sofram transformações significativas, Celina também conta com o apoio de Michelle Bolsonaro e da Senadora Damares Alves (Republicanos). Apoio este que foi reafirmado em discurso proferido por Michelle durante uma sessão solene em fevereiro deste ano, ocasião em que Celina, que é goiana, foi laureada com o título de Cidadã Honorária de Brasília.
Com um perfil determinado, a vice-governadora se destaca pela autenticidade, personalidade forte e pulso firme. Além disso, é uma grande incentivadora do esporte: sendo jogadora de futevôlei, sua força física também chama a atenção, assim como o sobrenome. Graduada em Administração, sua trajetória política inclui dois mandatos como deputada distrital e um como deputada federal. Casada e mãe de dois filhos, durante seu mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina aprovou 43 leis distritais e realizou diversas ações em benefício da população do DF.
A causa da mulher sempre foi uma de suas bandeiras. Como Secretária da Mulher da Câmara dos Deputados, Celina conseguiu aprovar 199 projetos de lei voltados aos interesses da bancada feminina. Atualmente, também é presidente do Partido Progressistas no DF.
Por hora, aguardemos as consolidações de cenário ou reviravoltas. Porém, como já dizia o poeta grego Píndaro (518 a.C. a 438 a.C): “Quem quer vencer um obstáculo, deve armar-se da força do leão”.