A dança dos vices em Cidade Ocidental continua
17 setembro 2024 às 13h16
COMPARTILHAR
O eleitor de Cidade Ocidental anda atônito com o desenrolar da campanha eleitoral no município e já começa a ficar atento, principalmente, aos candidatos a vice-prefeito. Afinal de contas, as duas coligações que concorrem ao Poder Executivo municipal trocaram seus vices faltando menos de um mês para os ocidentalenses apertarem “Confirma” nas urnas.
Nas redes sociais, eleitores brincam com a situação, dizendo que terão de escolher entre o “gás” e a “pizza”, visto que o atual candidato a vice na chapa de Lulinha é Rony do Gás (PRD), enquanto o vice da chapa adversária, encabeçada por Antônio Lima (UB), é Enivaldo Veneza (UB), proprietário de uma pizzaria.
Infidelidade partidária
Aliás, chegar a essa composição com Veneza na reta final de campanha, não foi lá tão simples para a coligação Amor por Cidade Ocidental, formada por União Brasil, DC, Agir, PSB e Solidariedade. Afinal, o nome escolhido para vice de Antônio Lima em convenção partidária foi o do Dr. Diego Mrozinski (UB).
Entretanto, em agosto, na tentativa de formar a dobradinha UB e MDB, a mesma do governo estadual, os partidos entraram em consenso e quiseram trazer a ex-primeira-dama Fernanda Batista para compor a chapa com Lima. Como já não era mais possível, legalmente, trazer alguém de fora da coligação e não houve renúncia de Mrozinski à candidatura, a Justiça Eleitoral vetou a estratégia.
Posteriormente, decidiu-se pela expulsão de Mrozinski do União Brasil. Segundo Antônio Lima, o motivo foi “infidelidade partidária”. “Ele se posicionou agressivamente, por meio de vídeos, contra o presidente do partido, contra os companheiros e ainda em favor da outra candidatura. Então, não tem como aceitar um vice que demonstrou simpatia pelo candidato adversário”, explica o candidato a prefeito.
O pedido de expulsão do filiado foi deferido pelo juiz eleitoral André Costa Jucá no último domingo, alterando o registro de candidatura de Mrozinski para “indeferido”. “Também defiro a substituição de sua candidatura como vice-prefeito para todos os efeitos”, disse o magistrado na sentença.
Experiência política
De acordo com Lima, o novo vice de sua chapa, Enivaldo Veneza, reúne todas as condições para agregar valor à disputa e conquistar os eleitores. “Ele é um empresário local há muitos anos, preside uma grande associação do Encontro dos Nordestinos em Cidade Ocidental e já foi candidato a deputado, a vice-prefeito e a vereador, ou seja, tem um histórico político. Então, é uma pessoa bem relacionada e todos os companheiros reunidos o indicaram como o melhor nome para ser o vice”, conclui.
Leia também: