As disputas em Planaltina de Goiás são muito apertadas. Em 2020, Delegado Cristiomário de Sousa Medeiros, do União Brasil, foi eleito com 33,24% dos votos válidos (13.364 votos). Ele teve 417 votos a mais do que o segundo colocado, Professor Zenilton Neres da Costa, do PSDB.

Professor Zenilton conquistou 32,21% dos votos válidos (12.947 votos).

O terceiro colocado, Carlinhos do Egito, ficou com 32,12% dos votos válidos (12.913 votos).

O quadro para a disputa de 2024, daqui a quatro meses, permanece acirrado. A polarização tende a se manter entre Delegado Cristiomário e Professor Zenilton.

Delegado Cristiomário, prefeito, disputa a reeleição pelo União Brasil | Foto: Divulgação

Aliados de Zenilton dizem que, como prefeito, Delegado Cristiomário não conseguiu resolver o problema de saúde do município. “A cidade tem mais de 100 mil habitantes, mas o hospital está sempre lotado e não consegue atender toda a população”, afirma um apoiador do postulante do PSDB.

“A população reclama, com razão, que a passagem de ônibus para Brasília é muita cara — 11,50 reais, ou seja, 23 reais por dia (ida e volta). Sabemos que o problema não tem como ser resolvido unicamente pelo prefeito, mas Delegado Cristiomário não parece se preocupar com o assunto, não é proativo”, afirma o aliado de Professor Zenilton. “Há também o problema dos bairros que, apesar das promessas, não foram asfaltados.” (E.F.B.)