Embora as eleições para o Governo de Goiás ocorram somente daqui a dois anos, os bastidores políticos já se movimentam. O atual governador, Ronaldo Caiado (UB), manifestou interesse em concorrer à presidência da República. Caso confirme sua candidatura, precisará renunciar ao cargo até seis meses antes do pleito, previsto para 4 de outubro de 2026. Neste cenário, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) assumiria o comando do Palácio das Esmeraldas.

Além disso, a expectativa é de que Vilela seja candidato a Chefe do Executivo no estado para o mandato de 2027 a 2031, com o apoio de Caiado. Diante disso, políticos de destaque em Goiás já começam a ser cotados para concorrer à vice-governadoria, como é o caso do prefeito reeleito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), que se consolidou como uma importante liderança no Entorno do Distrito Federal.

Reconhecido por sua gestão eficiente, ele afirma ter se sentido honrado, ao ter seu nome cogitado para compor a chapa com Daniel Vilela, mas diz que sua prioridade, agora, é o município. “Isso é reflexo do trabalho que estamos realizando em Luziânia, com políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas. Representar Goiás seria um privilégio, mas, neste momento, meu foco é exclusivamente continuar entregando resultados para a nossa cidade. Fui reeleito com mais de 75% dos votos e sei que ainda há muito a ser feito”, pondera.

Ele também ressalta a importância de ouvir primeiramente a sua base eleitoral. “Sou um político de grupo e minhas decisões sempre foram pautadas pela coletividade. Caso haja um convite dos amigos Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, ficarei extremamente honrado. No entanto, antes de qualquer definição, consultarei minha base eleitoral, nossos parceiros e apoiadores”, pontua. “Meu compromisso sempre foi com os interesses da comunidade, e isso continuará sendo prioridade”.

Diego Sorgatto: “Caso haja um convite dos amigos Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, ficarei extremamente honrado”

“Foco nas necessidades da população”

Na avaliação de Sorgatto, diversas medidas implementadas em Luziânia poderiam beneficiar também o estado. “Programas como o Tarifa Zero, que oferece transporte público gratuito, o Opera Luziânia, o maior programa de cirurgias de Goiás, e o Saúde na Sua Porta, que leva atendimento diretamente à população, são exemplos de como podemos transformar a gestão pública em um instrumento direto de melhoria da qualidade de vida das pessoas”, analisa. “Esses projetos mostram que é possível fazer mais e melhor, sempre com foco nas necessidades reais da população”.

Por fim, o prefeito destaca sua trajetória como homem público e salienta que, para qualquer pessoa, especialmente um político, “o pior é estar envolvido em algo errado”. “Tenho uma história honrada, pautada pela ética e pela transparência”, afirma. “Se minha base eleitoral, meus colegas de partido e os parceiros legislativos entenderem que esse é o melhor caminho para o Entorno e para Goiás, considerarei com responsabilidade, pensando no melhor para todos”, finaliza.

Leia também:

Vereadores eleitos em Luziânia são todos da base do prefeito Diego Sorgatto