Representante legítimo dos interesses dos cidadãos, Adriano vem se evidenciado na luta contra a corrupção e a má gestão dos recursos públicos, o que tem contribuído para a responsabilização de autoridades em Valparaíso de Goiás. Colocando literalmente a “boca no trombone”, ele bateu de frente com a Câmara Municipal do município ao denunciar o vereador Paulo Brito, o que resultou na cassação do mandato do parlamentar, envolvido em um esquema de corrupção na Casa de Leis. “O vereador tinha o mau hábito de cobrar propina dos comerciantes de Valparaíso. Fizemos uma investigação pesada, denunciamos para o Ministério Público e a Câmara cassou o mandato do vereador em questão”, esclarece o líder comunitário.

Batalhando ao lado da vereadora Cláudia Aguiar (PSDB), ele tem essa parceria política com ela há muitos anos, enquanto defensor dos interesses coletivos. Adriano foi candidato em 2020, mas não foi eleito. Porém, apesar de não ser político, enquanto líder comunitário ele tem buscado, junto a deputados estaduais de Goiás, em várias áreas (sendo a educação uma delas), a obtenção de recursos via destinação de emendas parlamentares. “Entre os nossos feitos em parceria com a vereadora Cláudia Aguiar, posso citar a denúncia de irregularidades ao Ministério Público sobre a existência de funcionários fantasmas na Secretaria de Assistência Social do município”, frisa.

Possível candidatura para o pleito de 2024

Questionado sobre sua pré-candidatura a vereador, ele disse ao Jornal Opção Entorno que está estudando essa possibilidade. “Quero esperar e avaliar as definições que estão por vir, até porque sou claramente de oposição e anunciar minha pré-candidatura significaria uma série bombardeios, devido ao trabalho de fiscalização que venho realizando”, explica. 

Adriano afirma que é um cidadão sem medo e militante na política desde criança. “Meu pai foi vereador por 16 anos na cidade de Independência, no Ceará, e eu sempre falava para ele que eu não tinha desejo de entrar na política. Mas se um dia eu entrasse, eu sempre disse que faria algo diferente”.

Morador de Valparaíso de Goiás há mais de 14 anos, sua militância iniciou-se em 2015, fiscalizando os recursos do governo municipal e do Poder Legislativo. “A fiscalização é a minha bandeira. Eu luto pela reforma do Poder Legislativo Municipal e acredito que precisamos trabalhar leis e reformar as já existentes. Acredito na desburocratização daquilo que trava a gestão. Também acredito muito na meritocracia e devemos colocar no poder pessoas capacitadas em gestão pública por mérito e não por indicação política”, enfatiza.

Por fim, Adriano acredita que conseguiu fechar um pouco da torneira da corrupção. “Eu pretendo continuar fazendo esse trabalho de fiscalização para corrigir o que está errado na administração pública. Fui candidato em 2020 e pretendo novamente colocar meu nome à disposição da comunidade valparaisense para o pleito de 2024. Se passar nas convenções e for escolhido como candidato pelo partido, com certeza estarei à disposição para disputar uma vaga com os demais candidatos. Sigo conversando com o PSDB e o Solidariedade sobre essa possibilidade”, conclui Adriano.