A Escola do Futuro de Goiás (EFG) Paulo Renato de Souza, em Valparaíso, esteve movimentada nesta quinta (27), com a presença de autoridades como o vice-governador Daniel Vilela (MDB); o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO), José Frederico Lyra Netto; o prefeito do município, Marcus Vinicius (MDB); o deputado federal Célio Silveira (MDB); a deputada estadual Dra. Zeli Fritsche (UB); vereadores e outras lideranças políticas, além do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, de profissionais da educação e estudantes.

O motivo foi a inauguração do biodigestor autônomo Homebiogas, doado pela embaixada israelense e cuja tecnologia permite transformar lixo orgânico em biogás e biofertilizantes.

Tecnologia sustentável

Na ocasião, Daniel Vilela ressaltou que a parceria do Governo de Goiás com a embaixada israelense tem sido muito proveitosa. “O embaixador tem nos atendido com tecnologias que estão entre as mais modernas que existem em várias áreas”, salientou. “Esse biodigestor servirá para abastecer a cozinha e preparar a merenda dos estudantes. Então, tem uma importância prática e é uma forma de mostrar uma tecnologia sustentável para alunos, professores e toda a comunidade de Valparaíso”, acrescentou.

O embaixador Daniel Zonshine, por sua vez, reiterou, dizendo que o equipamento é um instrumento que contribui para o ensino do meio ambiente e a preservação da natureza. “O biodigestor parece simples, mas tem muita experiência, pensamento, pesquisa e desenvolvimento por trás disso”, pontuou. “E é papel da escola investir em pesquisa e desenvolvimento para chegar a soluções simples”.

José Frederico Lyra, por fim, reforçou que o equipamento está dentro do escopo do projeto Oásis, cujo objetivo é tornar as unidades escolares mais sustentáveis. “Vamos ter energia mais eficiente e nossas escolas serão mais verdes”, prevê. “Isso também faz parte de um movimento voltado à formação de nossos jovens em tecnologia. Eu andei por todo o país e você não acha escolas nesse padrão, com essa infraestrutura e laboratórios de ponta”, frisou o titular da Secti-GO.

Novos projetos

O biodigestor transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizantes (Foto: André Costa)

Segundo a diretora da EFG de Valparaíso, Alcione Martins, o biodigestor já estava disponível na escola desde o segundo semestre de 2024 e, no momento, produz gás suficiente para atender as necessidades da administração da unidade escolar. Porém, a ideia é, futuramente, estender esse uso para a preparação da merenda escolar. “Agora, com a inauguração, vamos dar seguimento a outros projetos”, afirma.

Alcione esclarece que o biodigestor será utilizado também para pesquisas na área de sustentabilidade e para a manutenção de uma horta na escola. “Vamos produzir alimentos totalmente livre de agrotóxicos”, destaca.

Redução nos custos

Para o prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius, o equipamento é uma grande conquista para o município. “A implementação desse biodigestor é importante não só no critério de sustentabilidade, mas também promove a redução nos custos. Por meio dos resíduos orgânicos é gerado o gás, que vai ser utilizado na cozinha da escola; e temos ainda a produção de adubo, para ser usado nas hortas e no jardim”, detalha.

De acordo com o gestor, o governador Ronaldo Caiado (UB) tem se destacado na região não só por estar promovendo segurança de qualidade, por melhorar a educação e por investir na saúde, mas também por mostrar que o Entorno faz parte da agenda ambiental do Estado de Goiás. “Isso, para nós, é motivo de muita alegria”, finaliza.

Leia também:

Evento do terceiro setor premia projetos que promovem tecnologias para o desenvolvimento sustentável