Zezinho do Planalto quer ser um dos representantes do Entorno na Alego
06 janeiro 2025 às 12h55
COMPARTILHAR
O ano de 2025 mal começou, mas, na política, muita gente já está com a mente e os planos fincados em 2026. Afinal de contas, acordos, alianças e busca por apoios estão na ordem do dia. O Entorno se movimenta nesse sentido e a tendência é que tenha mais representação em nível estadual.
Planaltina de Goiás, por exemplo, já tem um postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). José Venceslau de Sousa, o Zezinho do Planalto (UB), hoje vice-prefeito do município, vislumbra um bom prognóstico para 2026, tendo como maior apoiador o próprio prefeito da cidade, Cristiomário Medeiros (PP).
Chances reais
Vale destacar que, ao se comparar as eleições de 2020 e 2024 em Planaltina para prefeito e vice, a chapa Cristiomário/Zezinho teve um crescimento exponencial na popularidade. Desta forma, espera-se que esses bons resultados se reflitam em 2026, no pleito para deputado estadual em Goiás. Zezinho planeja superar os 17.251 votos obtidos em 2022, quando se tornou terceiro suplente na Alego pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro de Goiás (PRTB), ficando atrás de Eliel Junior Roriz e Givago Valadares.
“A nossa reeleição para a Prefeitura de Planaltina mostrou que estamos no caminho certo. Conseguimos 70% dos votos e a confiança do município na gente é muito grande”, argumenta Zezinho. “Como temos uma cidade com 68 mil eleitores, a possibilidade de ter um deputado estadual é real. No nordeste de Goiás, somente Formosa tem também esse potencial”, analisa.
O prefeito Cristiomário Medeiros, por sua vez, acrescenta: “Precisamos de um deputado que represente municípios como Planaltina, Formosa, Água Fria e Cabeceiras, pois é uma região ainda muito esquecida”, observa. “Ter um representante na Alego vai ajudar a obter mais recursos para a região, principalmente em obras de infraestrutura, que necessitamos muito”.
Apoios de parlamentares
Aos 53 anos, Zezinho do Planalto é piauiense, natural de Alagoinha, e vive em Planaltina de Goiás desde 1986, onde prosperou como comerciante, empresário e dono do Supermercado Planalto, nome que inspirou o seu apelido político.
Sua estratégia para 2026 é mostrar aos eleitores que sua experiência positiva na cidade pode ser ampliada para beneficiar todo o Entorno, em especial o nordeste goiano. De acordo com ele, trata-se de uma região “muito carente”. “Vamos atuar em prol de áreas como educação, transporte e saúde, trabalhando em parceria com as prefeituras”, promete.
Para viabilizar suas pretensões eleitorais, Zezinho conta, segundo ele, não só com o apoio direto de Cristiomário, como também de deputados federais, como Adriano do Baldy (PP) e Célio Silveira (MDB), e do ex-deputado federal Delegado Waldir (UB).
Leia também:
Comitiva do governo argentino conhece escola de Planaltina que é referência em alfabetização