Uma delegação oriunda da Argentina esteve em Planaltina de Goiás, no Entorno, para conhecer boas práticas educacionais referentes ao programa AlfaMais Goiás. Na ocasião, os argentinos visitaram a Escola Municipal Paulo Freire, vencedora do Prêmio Leia, estabelecido pelo programa para reconhecer as unidades escolares do estado com os melhores desempenhos em alfabetização e os maiores índices de proficiência em Língua Portuguesa no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

A iniciativa de trazer a comitiva ao Entorno surgiu a partir de uma parceria do BID e do governo argentino com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc-GO). O objetivo era realizar um intercâmbio de experiências sobre políticas públicas educacionais, incluindo metodologias para alfabetizar eficazmente os estudantes.

Esforço conjunto

A comitiva de argentinos, o prefeito e vice-prefeito de Planaltina, alunos e equipe da escola: “Motivo de orgulho” (Foto: Gilvanio Pereira)

Para o prefeito Cristiomário Medeiros (PP), receber a comitiva do governo argentino em Planaltina de Goiás foi motivo de muito orgulho para o município. “Com o apoio do programa AlfaMais Goiás, temos avançado na alfabetização das nossas crianças e a Escola Municipal Paulo Freire é um grande exemplo desse trabalho, tendo sido premiada com o Prêmio Leia”, destaca o gestor. E acrescenta: “Nosso compromisso com a educação nos colocou em segundo lugar entre as 246 cidades do estado e estamos empenhados em alcançar a primeira posição no próximo ano. Isso é resultado do esforço conjunto dos nossos professores, gestores e toda a comunidade escolar, sempre com o objetivo de garantir um ensino de qualidade desde a infância”.

Durante a visita da delegação internacional, a diretora da escola, Maria do Carmo Oliveira Brito, disse aos argentinos que o governo estadual, por meio do programa AlfaMais, tem apoiado a instituição com material pedagógico, kits com livros literários, capacitação e assistência. “Primamos muito pela alfabetização, desde aulas de reforço, aulas complementares e jogos educativos, para que as nossas crianças cheguem ao segundo ano alfabetizadas da melhor maneira”, declarou.

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