Comitiva do governo argentino conhece escola de Planaltina que é referência em alfabetização
28 outubro 2024 às 15h45
COMPARTILHAR
Uma delegação oriunda da Argentina esteve em Planaltina de Goiás, no Entorno, para conhecer boas práticas educacionais referentes ao programa AlfaMais Goiás. Na ocasião, os argentinos visitaram a Escola Municipal Paulo Freire, vencedora do Prêmio Leia, estabelecido pelo programa para reconhecer as unidades escolares do estado com os melhores desempenhos em alfabetização e os maiores índices de proficiência em Língua Portuguesa no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
A iniciativa de trazer a comitiva ao Entorno surgiu a partir de uma parceria do BID e do governo argentino com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc-GO). O objetivo era realizar um intercâmbio de experiências sobre políticas públicas educacionais, incluindo metodologias para alfabetizar eficazmente os estudantes.
Esforço conjunto
Para o prefeito Cristiomário Medeiros (PP), receber a comitiva do governo argentino em Planaltina de Goiás foi motivo de muito orgulho para o município. “Com o apoio do programa AlfaMais Goiás, temos avançado na alfabetização das nossas crianças e a Escola Municipal Paulo Freire é um grande exemplo desse trabalho, tendo sido premiada com o Prêmio Leia”, destaca o gestor. E acrescenta: “Nosso compromisso com a educação nos colocou em segundo lugar entre as 246 cidades do estado e estamos empenhados em alcançar a primeira posição no próximo ano. Isso é resultado do esforço conjunto dos nossos professores, gestores e toda a comunidade escolar, sempre com o objetivo de garantir um ensino de qualidade desde a infância”.
Durante a visita da delegação internacional, a diretora da escola, Maria do Carmo Oliveira Brito, disse aos argentinos que o governo estadual, por meio do programa AlfaMais, tem apoiado a instituição com material pedagógico, kits com livros literários, capacitação e assistência. “Primamos muito pela alfabetização, desde aulas de reforço, aulas complementares e jogos educativos, para que as nossas crianças cheguem ao segundo ano alfabetizadas da melhor maneira”, declarou.
Leia também:
Alunos de Planaltina são premiados no 5º Festival de Filmes de Curta-Metragem das escolas públicas