Entorno está sob alerta de fortes temporais neste final de semana

21 março 2025 às 15h29

COMPARTILHAR
As chuvas, ventos e enxurradas de lama têm causado transtornos em vários municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME). Valparaíso recentemente teve um rastro de destruição, com casas atingidas e carros sendo arrastados pelas ruas devido à força da água.
O Jornal Opção Entorno conversou com a Equatorial, que sinalizou risco de tempestades a partir desta sexta-feira (21), podendo se estender durante todo fim de semana, com ventos intensos e granizo. A companhia monitora a situação e orienta a população sobre segurança em relação à rede elétrica, para não ocorrerem outras tragédias como a de Planaltina.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e o Climatempo, chuvas volumosas com rajadas de ventos de até 70km/h e granizo podem atingir diversas áreas. Entre as cidades que devem ficar em alerta no Entorno e na RIDE, estão inclusas: Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Cristalina, Luziânia, Padre Bernardo e Pirenópolis.
Riscos na rede elétrica
O gerente de Serviços Técnicos, Flávio Duarte, destaca que, somente no ano passado, durante o período com intensidade pluviométrica, houveram 9 mil ocorrências. Ele indica que os usuários acionem sempre a Equatorial, em caso de falta de energia, ou o Corpo de Bombeiros, e não se aproximem de fios de alta tensão.

Os temporais nessa época aumentam o risco de queda de galhos sobre a rede elétrica e podem derrubar postes. Em caso de vendavais, objetos também podem ser arremessados contra a rede e as árvores atingirem cabos, provocando a interrupção no fornecimento de energia.
Flávio orienta a população a adotar medidas de segurança neste período de instabilidade e reforça que o Centro de Operações Integradas da Equatorial segue monitorando a situação para minimizar possíveis impactos. Ele conclui, lembrando que, caso o fornecimento de energia seja afetado pela chuva, é possível fazer um registro nos canais que funcionam 24 horas, como o Call Center: 0800 062 0196.
Leia também: