Considerado o “Enem” dos concursos públicos, o CPNU agora vai ficar mais próximo dos cidadãos do Entorno do Distrito Federal. Oito municípios da região foram incluídos recentemente pela comissão organizadora para receber as provas do certame. São eles: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás e Valparaíso de Goiás. Com isso, o país já contabiliza 228 cidades selecionadas para aplicar o exame.

A medida vai facilitar a situação dos concurseiros que moram na área adjacente a Brasília, tendo em vista que o local de prova do candidato depende do CEP informado na hora da inscrição, segundo informa o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Alto número de inscritos

Vale destacar que, entre as cidades do Entorno, Valparaíso de Goiás é campeã no número de inscritos no CPNU, com 6.504 candidatos, seguida de Luziânia (3.347), Águas Lindas de Goiás (2.671), Formosa (2.389), Cidade Ocidental (2.088), Planaltina de Goiás (1.775), Novo Gama (1.624) e Santo Antônio do Descoberto (774). “Os novos polos de aplicação do Entorno foram escolhidos por terem alto número de inscritos residentes nessas localidades”, frisa Alexandre Retamal, coordenador de logística do CPNU.

Com 2,1 milhões de candidatos concorrendo a uma das vagas em todas as regiões brasileiras, o certame já é considerado o maior do país. O Distrito Federal é o ente federativo com o maior número de inscritos, 220 mil. As provas, que serão aplicadas pela Fundação Cesgranrio, estão marcadas para o dia 5 de maio.

Para facilitar questões como logística e segurança, governadores e prefeitos de cidades onde ocorrerão os exames receberam ofício do MGI, solicitando que não sejam realizados grandes eventos na data do certame.