Até o dia 5 de abril, municípios do Entorno realizam uma série de eventos em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta (2). A programação inclui palestras, rodas de conversa, atividades lúdicas e esportivas, reforçando a importância da inclusão e do suporte às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além das iniciativas locais, o deputado estadual Dr. George Morais (PDT) apresentou um projeto de lei para criar o serviço “Disque Autismo” em Goiás, ampliando o acesso a informações e orientações sobre o TEA.

Atendimento especializado

Em Luziânia, as atividades ocorrem até sexta-feira (4) sob a coordenação da neuropsicopedagoga Edilma Batista de Castro, visando incentivar a expressão das emoções e fortalecer o vínculo entre famílias e crianças com TEA.

Segundo a especialista, as iniciativas propostas no cronograma da Semana do Autismo desempenham um papel essencial na promoção do desenvolvimento das crianças com TEA e no fortalecimento dos vínculos entre as famílias e a comunidade. “Essas ações possibilitam a ampliação do conhecimento sobre o TEA, favorecendo a inclusão e o respeito às particularidades de cada indivíduo”, afirma Edilma.

Edilma Castro (à dir.) durante participação em audiência pública sobre autismo (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação (SMEL) também disponibiliza na programação rodas de conversa, palestras e momentos de lazer. Além disso, a rede municipal oferece atendimento psicopedagógico, estimulação precoce, equoterapia e atendimento educacional especializado para mais de 500 crianças diagnosticadas com o transtorno.

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), acredita que todo esse trabalho é realizado com excelência pela Secretaria. “No entanto, tenho ficado impressionado com o crescimento de diagnósticos no município. Isso nos levou a investir, sobretudo, em campanhas de conscientização com pais e familiares. Mas só isso não é suficiente; por isso, tenho buscado apoio junto ao governo estadual e aos deputados parceiros, para construirmos um Centro Especializado para atendimento de crianças com autismo”, informa. “Queremos um centro eficiente e que seja uma referência para o Entorno”.

Orla Azul

Já em Cidade Ocidental, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizará, neste sábado (5), o evento “Orla Azul”, que visa sensibilizar a sociedade e ampliar o conhecimento sobre o autismo.

A presidente da associação, Sarah Penélope, ressalta o compromisso da instituição com a causa. “A APAE de Cidade Ocidental reconhece que a conscientização é a base para a construção de uma sociedade mais acessível e empática, em que direitos, oportunidades e suporte adequado sejam garantidos às pessoas com autismo e suas famílias”, ressalta. “Durante a Semana do Autismo, a APAE realiza diversas ações para ampliar o conhecimento e o apoio às famílias, incluindo palestras, rodas de conversa, campanhas de conscientização e atividades lúdicas e esportivas”, enumera.

Sarah Penélope: “A conscientização é a base para a construção de uma sociedade mais acessível e empática” (Foto: Divulgação)

Além das atividades ao longo desse período, Sarah também fala sobre os planos da associação para oferecer suporte contínuo e fortalecer a rede de apoio às famílias e à comunidade de Cidade Ocidental. “Estamos também trabalhando para oferecer serviços especializados, como fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e apoio psicológico”, salienta.

Para isso, estão sendo buscadas parcerias, a fim de garantir que os projetos de inclusão escolar e social sejam implementados e que as famílias recebam o suporte emocional necessário. “Com isso, queremos garantir que as pessoas com autismo em nossa cidade tenham acesso a todos os recursos para o seu desenvolvimento e bem-estar”, afirma.

Disque Autismo

No âmbito estadual, o deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou o projeto de lei nº 23.698/24, que propõe a criação do serviço “Disque Autismo” em Goiás. A iniciativa pretende oferecer um canal direto de escuta, apoio e orientação para pessoas com TEA e seus familiares.

Na opinião do parlamentar, essa iniciativa é de grande importância principalmente para a população do Entorno, a qual, segundo ele, enfrenta dificuldades no acesso a informações e acompanhamento de políticas públicas específicas. “O Disque Autismo será uma ferramenta acessível, humanizada e eficiente para garantir que essas famílias recebam o suporte que merecem”, argumenta Morais.

George Morais propõe, no estado, a criação do serviço “Disque Autismo” (Foto: Hellen Reis/Alego)

Além dessa iniciativa, o deputado destaca outras propostas, como vacinação domiciliar para pessoas com TEA, inclusão nas escolas estaduais, o selo “Condomínio Azul” para incentivar espaços adaptados, isenção de taxas em concursos públicos e identificação visual prioritária em hospitais e unidades de saúde. “Esses projetos reforçam o nosso compromisso com uma Goiás mais justa, inclusiva e acolhedora. E para o Entorno de Brasília, onde tantas famílias lutam por visibilidade e apoio, essas ações representam dignidade, respeito e a certeza de que estamos caminhando na direção certa”, conclui.

Leia também:

Município do Entorno investe na educação inclusiva para pessoas com TEA

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!