Alunos da UnDF realizam a segunda edição do projeto Ride em Rede
22 novembro 2024 às 17h03
COMPARTILHAR
O encontro Ride em Rede – Conectando Culturas, organizado por estudantes do primeiro semestre de Produção Cultural da UnDF como parte da unidade curricular Projeto Integrado, celebra a diversidade cultural presente nas periferias do Distrito Federal e em municípios circunvizinhos.
A programação é bastante diversificada, com feira de artesanato, apresentações e atrações culturais e gastronômicas, tendo como intuito promover a identidade regional e estimular a economia criativa.
Entre os convidados que já confirmaram presença estão o artesão Daniel Koruja; a tatuadora e artista plástica Eleagotik; o DJ Fritavini; o artista visual, visagista, ilustrador e escultor Manu Militão; e o poeta, filósofo e escritor N. Jow, entre outros. Merece destaque, ainda, um estande com a arte indígena do Xingu.
Moda, música e contação de histórias
A moda inteligente e sustentável estará sendo representada pela marca Ideias Costuradas, que tem como objetivo estimular o consumo consciente, utilizando prioritariamente materiais de tapeçarias, os quais são transformados em bolsas, mochilas, nécessaires e outros produtos.
Já para contemplar a parte musical, o Ride em Rede contará com a presença do Coral Intermezzo Brasília, conduzido pela regente Elicele Beltrão. Os espectadores terão não só a chance de conferir a performance do grupo, como também ter uma experiência prática do canto coral e conhecer seus benefícios para a socialização, saúde vocal, desenvolvimento artístico e musicalização.
Outra atração relevante é a Fábula Encantada, formada por contadoras de histórias que se apresentam pelo DF e Entorno. Na ocasião, o público terá acesso a contos voltados à valorização da amizade e respeito à natureza.
Aliando teoria e prática
Para a coordenadora do Ride em Rede, professora Emanuelle Santos, o evento busca integrar teoria e prática, ao celebrar a diversidade de culturas. “O envolvimento dos alunos tem sido essencial para concretizar uma ação que amplia o conhecimento acadêmico e fortalece o cenário cultural da região”, afirma.
Na avaliação do estudante de Produção Cultural Ricardo Vaz, que integra a equipe de coordenação do encontro, a ideia é dar voz a manifestações artísticas e festivais populares muitas vezes negligenciados. “O objetivo do Ride em Rede é justamente preencher essa lacuna, criando uma plataforma para que artistas, artesãos e empreendedores locais possam exibir suas obras e compartilhar suas histórias com o público”, ressalta.
SERVIÇO
Ride em Rede – Conectando culturas
Dia 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Campus Norte da UnDF (SHIN CA 2 – Lago Norte, Brasilia)
Entrada gratuita
Leia também: