Circuito de Festejos Juninos traz seis grandes vencedores em sua segunda etapa
02 julho 2024 às 16h27
COMPARTILHAR
Um público de mais de 30 mil pessoas conferiu a segunda classificatória do Gonzagão de Quadrilhas Juninas no Gama e do Candangão de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno, em Planaltina. Ambos os eventos fazem parte da programação do Circuito de Festejos Juninos do DF e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), uma competição cultural tradicional na região.
No Gama, foram 17 quadrilhas dançando ao som de trios de forró para disputar as três melhores colocações, de acordo com critérios como coreografia, figurinos, atuação do marcador, animação dos brincantes, casal de noivos, repertório musical e conjunto.
A comissão julgadora destinou 299,8 pontos para a quadrilha Paul Melado, a campeã da classificatória na região administrativa, seguida da Arcanjo do Cerrado, com 298,8 pontos e Santo Afonso, com 298,6 pontos.
Estilo de vida
Já em Planaltina, onde teve a participação de grupos associados à Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Fequaju-DFE), 15 quadrilhas competiram para a conquista de 10 vagas na grande final. As três melhores foram: Sabugo de Milho, com 219,3 pontos; Si Bobiá a Gente Pimba, com 219,2 pontos; e Paixão Cansaço, com 218,5 pontos.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, o movimento junino é um estilo de vida. “Meu compromisso é tornar cada vez mais democrática e plural essa cultura tão importante para a nossa cadeia produtiva”, ressalta.
Leia também:
Secretário de Cultura do DF apresenta circuito junino que inclui quadrilhas da região do Entorno