Com recursos de R$ 3,5 milhões do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) pretende premiar artistas do DF e de cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), em reconhecimento à sua contribuição relevante à sociedade e comunidades locais. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de setembro.

O edital com as regras, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), prevê três categorias de premiação: Mestre Zezito, DJ Jamaika e Dulcina de Moraes. A primeira visa reconhecer e valorizar “mestres e mestras da cultura popular e tradicional, bem como coletivos e entidades que preservam saberes ancestrais e expressões culturais das comunidades tradicionais do Distrito Federal”, segundo descreve o documento.

Já a categoria DJ Jamaika tem como foco os artistas e praticantes dos cinco elementos do hip hop: DJ, Danças Urbanas, Graffiti, Rap e Conhecimento, além de agentes culturais ligados às Batalhas de Rima. Por último, o Prêmio Dulcina de Moraes tem o objetivo de premiar mulheres e coletivos ou entidades que se destacam na promoção da cultura.

O Prêmio Dulcina de Moraes vai reconhecer mulheres que se destacam na promoção da cultura (Foto: Divulgação/ SEEDF)

Entre os critérios de seleção, em qualquer categoria, estão o atendimento a populações em situação de vulnerabilidade, tais como moradores de áreas de baixo IDH, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, entre outros, além da contribuição sociocultural às comunidades.

Segundo o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes, o apoio financeiro do FAC viabiliza diversas manifestações culturais na região. “Por meio deste edital, temos a possibilidade de reconhecer aqueles que mantêm vivas as tradições e promovem a continuidade das práticas culturais locais”, ressalta.

Formulários para inscrições

Para se inscrever, os candidatos podem optar por até duas categorias, cujos formulários estão disponíveis abaixo:

Para mais informações, basta acessar o edital.

Leia também:

Chamamento público para a cultura popular nordestina no Entorno e no DF