A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) tornou público o edital da 2ª edição do “Invadindo a Cena”, que visa premiar artistas, entre agentes culturais, grupos e coletivos, com trajetória de contribuição ao desenvolvimento da cultura no DF e em cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

Serão selecionados 20 projetos do DF e de municípios adjacentes, os quais serão contemplados com R$ 15 mil cada, nas seguintes categorias: batalha de rima, sarau e, ainda, um gênero literário, o slam, o qual é inspirado pelo rap e pela vida nas periferias, sendo caracterizado pela declamação de versos em espaços públicos. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line.

O titular da Secec-DF, Claudio Abrantes ressalta que a iniciativa é importante para reconhecer, valorizar e premiar agentes culturais da região, que apresenta, segundo ele, uma diversidade cultural pulsante, no segmento de expressões artísticas urbanas. “Neste edital, vamos contemplar artistas que atuam com batalhas de rima, slams e saraus nessas regiões, oferecendo um prêmio de R$ 15 mil para cada um dos 20 projetos selecionados. Um incentivo para que esses agentes culturais continuem brilhando com a sua arte pelo DF e também pelo Brasil afora”, destaca o secretário.

Claudio Abrantes: incentivo a agentes culturais (Foto: Divulgação/ Secec-DF)

Critérios de premiação

Durante a seleção, a comissão julgadora levará em conta alguns critérios, como a contribuição do coletivo ou do candidato para o reconhecimento, difusão, valorização e preservação da cultura do DF; a promoção de ações de difusão de valores e combate a preconceitos; atendimento a populações em situação de vulnerabilidade social e acessibilidade; benefícios diretos e indiretos da atividade do agente cultural ou do coletivo à comunidade onde atua; interação com outros movimentos do DF e Ride, e diálogo com os diferentes elementos da cultura hip-hop; e regularidade de ocorrência das batalhas de rima, saraus ou slams desenvolvidos nos últimos três anos.

Além disso, é importante que os inscritos comprovem residência no DF ou nos municípios da Ride nos últimos dois anos e ter materiais, tais como cartazes, folders, fotografias, matérias em jornais e sites, vídeos, entre outros, que comprovem sua atuação nas manifestações artísticas previstas no edital.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3325-6267.

Leia também:

Oficinas gratuitas enaltecem a cultura hip-hop do DF e Ride