O governador Ronaldo Caiado (UB) participou neste domingo (14) do encerramento da 24ª edição do Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis, que reuniu milhares de pessoas na cidade histórica ao longo de seis dias de programação. O evento contou com investimento de R$ 4,5 milhões do Governo de Goiás e bateu recordes de público e participação.

Foram 70 apresentações musicais, sendo 67 de artistas goianos, em incentivo aos talentos locais e ao turismo cultural. “É a cultura, e ao mesmo tempo o turismo, mostrando que Goiás consegue realizar eventos de grande porte. Nunca se viu tamanha organização antes”, disse Caiado, destacando o aparato de segurança com sistema de monitoramento por câmeras instalado para acompanhar o público durante o festival.

Governador Ronaldo Caiado visitou a cidade turística. Foto: Adalberto Ruchelle

Estrutura ampliada

Nesta edição, o festival contou pela primeira vez com seis palcos oficiais, distribuídos pelo centro histórico, transformando Pirenópolis em um grande circuito cultural acessível a pé. O governador visitou espaços como o Cavalhódromo, que recebeu melhorias na infraestrutura, e o Largo da Igreja Matriz, palco de uma das atrações mais comentadas: a projeção mapeada do artista multimídia goiano VJ Paulinho Pessoa.

O espetáculo visual vai destacar símbolos marcantes da identidade pirenopolina, como as Cavalhadas, as Pastorinhas, o artesanato regional, além das paisagens naturais do cerrado. Foto: Vinícius Schmidt

O espetáculo destacou ícones da identidade cultural da cidade e recriou, em forma digital, um afresco destruído no incêndio do templo em 2002, emocionando moradores e turistas.

A fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário se transformou em tela para imagens que retratavam símbolos da memória pirenopolina, como as Cavalhadas, o artesanato e a Serra dos Pireneus. “Transformou essa matriz aqui num grande telão de cenas lindas, momentos históricos da nossa querida Pirenópolis”, afirmou Caiado.

Recorde de participação

O Canto da Primavera 2025 também registrou números inéditos: foram 452 propostas artísticas enviadas, um crescimento de 26% em relação ao ano passado, com representantes de 39 municípios goianos.