A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recebeu, na noite de quarta-feira (12), a notificação de um novo deslizamento de resíduos no lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo. A comunicação partiu dos próprios responsáveis pelo empreendimento.

De acordo com a Semad, o deslizamento ocorreu na pilha antiga de resíduos — a mesma que já havia cedido em 18 de junho deste ano. Essa estrutura, que possui cerca de 250 mil toneladas de lixo, teve aproximadamente 3 mil toneladas deslocadas nesta quarta.

Técnicos da Semad estiveram no local desde o início da manhã e verificaram que o material não atingiu o córrego Santa Bárbara, que corta a área do lixão. No primeiro desabamento, cerca de 42 mil toneladas haviam sido lançadas no curso d’água, mas todo o volume já foi retirado pela empresa responsável.

A suspeita é de que as fortes chuvas registradas na região tenham provocado a instabilidade da encosta.

A Secretaria informou ainda que não possui imagens atualizadas do local, mas que as disponibilizará assim que possível. A Semad orienta que os pedidos de entrevista sejam feitos após a conclusão das análises e consolidação das informações sobre o caso.