Vias com péssima trafegabilidade são comuns em Águas Lindas, município do Entorno do Distrito Federal, dificultando a locomoção dos moradores, que, em muitas situações, precisam enfrentar o caos para cumprir tarefas simples, como ir ao trabalho ou levar os filhos à escola. Essa realidade pode ser vista em vários bairros, como Setor Coimbra, Bela Vista, Chiola e Setor 12.

O líder comunitário Henrique Araújo constata também a falta de infraestrutura em outras localidades, como o Setor 8 e Setor 11, e cobra melhorias para a cidade. “As ruas cheias de buracos, lama e poeira só complicam a vida de quem precisa sair para trabalhar, levar os filhos à escola ou até mesmo se deslocar no dia a dia”, relata Henrique

Henrique Araújo: “O certo é primeiramente fazer a drenagem e a rede de esgoto, depois pavimentar” (Foto: Divulgação)

Ele complementa, dizendo que as chuvas pioraram o cenário: “Houve estragos na pavimentação, dificultando o trânsito de carros e causando prejuízo aos moradores que são obrigados a conviver com a situação”.

Para o líder comunitário, falta um escoamento adequado das águas pluviais. Por esta razão, ele cobra da administração municipal uma ação mais eficiente. “O certo é primeiramente fazer a drenagem e a rede de esgoto, depois pavimentar. Senão, é dinheiro jogado fora e problema sem solução!”, afirma.

Vias com péssima trafegabilidade fazem parte da rotina de muitos moradores (Foto: Divulgação)

Cenário de abandono

A precariedade da infraestrutura também é um problema compartilhado por Marcelo Gomes, conhecido como o “Repórter do Povo”. Ele denuncia um buraco com esgoto exposto no Setor 12, que há mais de oito anos não recebe atenção da prefeitura. “Nem motorista de aplicativo quer descer aqui, porque não dá! O buraco tem mais de um metro de profundidade. E esse muro ao lado? Qualquer hora vai ao chão”, alerta Marcelo, preocupado com a segurança da área. Todo esse cenário, segundo ele, reflete o abandono e a falta de soluções concretas para a região.

Marcelo Gomes: “Nem motorista de aplicativo quer descer aqui, porque não dá!” (Foto: Divulgação)

Prefeitura se pronuncia

Diante dessas denúncias, a Prefeitura de Águas Lindas se pronunciou, informando que já alcançou 90% de sua malha viária asfaltada e que a administração tem realizado diversas obras para melhorias estruturais no município. “A nossa gestão tem se empenhado em levar mais infraestrutura para a população. O compromisso é de que, até o fim do mandato, 100% da cidade será asfaltada”, anunciou a Prefeitura em nota, acrescentando que novas pavimentações e recapeamentos estão em andamento, com um cronograma técnico estabelecido pela equipe de engenharia.

Ainda, segundo o comunicado oficial, um mutirão de máquinas será realizado nos bairros Bela Vista, Chiola e Coimbra para melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas que ainda não têm pavimentação. “Além disso, a prefeitura está executando a Operação Tapa-Buraco nas áreas impactadas pelas chuvas intensas”, completou.

Entretanto, os moradores questionam a eficácia das promessas e cobram resultados mais rápidos e consistentes, já que muitos problemas estruturais persistem e impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Leia também:

Moradores de Águas Lindas questionam diversas obras abandonadas no município