Evento Exporide apresenta projetos desenvolvidos por municípios do Entorno
14 maio 2024 às 18h31
COMPARTILHAR
Nos dias 15 e 16 de maio, um grande evento marca o término da Fase 1 do Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da RIDE-DF e Entorno (Exporide). O encontro acontece no Clube de Engenharia, em Brasília, das 9h às 19h, e vai contar com a presença de várias autoridades do Distrito Federal e Goiás, como a vice-governadora do DF, Celina Leão, que fará a abertura oficial do evento; a secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury; prefeitos e secretários de 12 municípios abarcados pelo projeto Exporide; o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) e prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB); o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Leonardo Reisman; e o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Marco Antônio Costa Júnior.
Com vasta programação, o encontro vai revelar ao público os projetos elaborados ao longo de toda a Fase 1 pelos municípios de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Haverá, ainda, palestras, workshops, painéis temáticos e exposição de tecnologias sociais. “Será a oportunidade de mostrarmos a potencialidade do Entorno do DF”, resume Pábio Mossoró. “A Amab tem uma atuação importante nesse programa, porque foi por meio da Associação, que conseguimos aproximar os municípios, no intuito de trabalhar o fortalecimento não só de uma cidade, mas de toda a região”.
Diagnóstico e capacitação
Para Caroline Fleury, o Exporide tem uma grande importância para as 12 cidades que compõem a Área Metropolitana do DF. “Nessa primeira fase do programa, foi realizado um levantamento sobre os principais problemas de cada localidade; lembrando que só se faz políticas públicas com um bom diagnóstico. Além disso, houve capacitação dos agentes públicos e existe a expectativa de resultados efetivos, trazidos a partir dos projetos desenvolvidos pelos municípios”, avalia.
O programa foi gestado em 2019, mas só foi efetivamente executado no final de 2023, com o intuito de preparar a região do Entorno para implementar ações que visem estimular o avanço tecnológico e a geração de emprego e renda. Além da etapa de diagnóstico e planejamento nos 12 municípios, vale destacar a realização dos hackatowns – ou “maratonas de inovação” – em todas as cidades atingidas pelo programa. Esses pequenos eventos de um dia de duração auxiliaram gestores na criação de propostas para solucionar os problemas mais urgentes em cada lugar.
Troca de experiências
Na opinião do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), o Exporide é uma grande oportunidade para os municípios do Entorno. “Podemos levar nossas experiências que podem ser implantadas nos municípios vizinhos, como também podemos conhecer outras iniciativas para implementar em Luziânia”, destaca.
Ele cita como exemplo o Programa Tarifa Zero, com 100% da passagem subsidiada, e o Opera Luziânia, que realizou mais de 22 mil cirurgias eletivas, oftalmológicas e de varizes, reduzindo, segundo o prefeito, a fila de espera. “Integrar e desenvolver: este é o resumo do evento, tão necessário para que as cidades do Entorno deixem de ser conhecidas como ‘cidades-dormitório’, ou ‘terra do nem’”, pontua.
O gestor finaliza, enfatizando que é fundamental a parceria entre os governos estadual, do DF e dos municípios. “Assim, podemos encontrar caminhos para desenvolver a região e resolver os problemas que persistem e que impactam a vida de toda a população que vive na região do Entorno do DF”, conclui.