Caravana da Sudeco chega, pela primeira vez, à região do Entorno

15 abril 2025 às 12h26

COMPARTILHAR
A Caravana da Sudeco, promovida pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ocorre de forma itinerante desde 2023, percorrendo municípios de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, com o intuito de fomentar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.
A abertura da edição 2025 foi nesta segunda (14), em Valparaíso, no estacionamento do shopping Brasil Center, onde vários micro, pequenos e médio empresários aproveitaram o primeiro dia da ação para buscar orientações sobre acesso a créditos utilizando o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
Na ocasião, diversas autoridades prestigiaram a Caravana, como a superintendente da Sudeco, Luciana Barros, e lideranças políticas do Entorno, a exemplo do presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Cristiomário Medeiros (PP); o tesoureiro da AMAB e prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius (MDB); o prefeito de Cidade Ocidental, Lulinha Viana (PP); a deputada federal Lêda Borges (PSDB); secretários municipais e vereadores.
Linhas de crédito atraentes
Durante a tarde, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sudeco e Caixa Econômica Federal (CEF) discursaram sobre temas como o “Uso consciente do crédito”, “FCO” e “Microcrédito”. Hoje (15), a programação segue das 14h até às 20h, com destaque para a palestra “Mulheres no Topo”, sobre empreendedorismo feminino, e a oficina “Como aumentar suas vendas”, oferecida pelo Sebrae.

Segundo a superintendente da Sudeco, o evento é uma oportunidade para os micro, pequenos e médio empreendedores conhecerem os fundos de financiamento disponibilizados pelo Governo Federal. “São linhas de crédito com taxas de juros baratas, além de prazos de pagamento e carências maiores, permitindo que novos negócios se iniciem e outros possam se ampliar e se modernizar”, afirma Luciana Barros, acrescentando que a Caravana permite aos interessados conversarem com várias instituições financeiras em um único lugar.
Diálogo e capacitação
Para o presidente da AMAB, parceira da ação, o projeto fortalece o desenvolvimento econômico dos municípios do Centro-Oeste, promovendo informação, orientação e oportunidades reais para empreendedores e gestores públicos. “Com a participação de instituições como o Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e a própria Sudeco, o evento se torna uma verdadeira plataforma de diálogo e capacitação”, avalia Cristiomário Medeiros. “É um espaço onde se fala sobre crédito consciente, microcrédito, acesso ao FCO e tantas outras ferramentas que, quando bem utilizadas, ajudam a transformar a realidade das cidades”.
O fato da iniciativa chegar pela primeira vez ao Entorno é vista por ele como um avanço, que irá contribuir para melhorar a realidade da região. “Estamos mobilizando as prefeituras e incentivando a participação ativa das gestões municipais, para que aproveitem ao máximo esse momento de troca, aprendizado e acesso a crédito com condições especiais”, conclui.
Semana que vem, a Caravana da Sudeco segue para Brasília, nos dias 23 e 24 de abril, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda – Sedet (SEPN 511). O evento itinerante voltará ao Entorno no segundo semestre. “Iremos a Formosa na semana do aniversário da cidade”, revela Luciana Barros. “Mas nada impede que possamos ir a mais algum município da região, caso haja necessidade”, finaliza.
Leia também:
Um plano que pode turbinar o desenvolvimento do Entorno
E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!