Durante o encontro, que contou também com a presença de servidores das duas pastas, foram abordados os potenciais da Região Metropolitana do Entorno (RME) em áreas como turismo, agricultura, indústria e serviços, além de serem discutidos antigos problemas que afetam os municípios circundantes ao Distrito Federal, como a mobilidade urbana. Inclusive, a criação do Consórcio Interfederativo para o Transporte Público Coletivo esteve na pauta da conversa.

Segundo o secretário Cristian Viana, é preciso buscar soluções conjuntas e, nesse sentido, ele lembrou da construção da capital federal, a qual foi idealizada com o intuito de desenvolver o interior do país e integrar o território nacional. “Nós somos passageiros no serviço público, mas o grande legado é deixar as pastas estruturadas para que os próximos governos, tanto de Goiás quanto do DF, vejam a relevância de promover a integração da Região, que eu não tenho dúvida, é uma das que mais cresce no Brasil”, observou.

Caroline Fleury, por sua vez, reforçou a ideia, ao dizer que a união entre os governos é essencial para que o Entorno avance. “Alinhar agendas e ações entre Goiás e DF é garantir que nossa população tenha acesso a políticas públicas mais eficientes”, enfatizou.

Cristian Viana e Caroline Fleury: soluções integradas para o desenvolvimento do Entorno (Foto: Divulgação)

Ações em andamento

A secretária destacou algumas estratégias para promover a região, como consultoria técnica aos municípios para adesão a programas federais e a criação de um Fundo de Desenvolvimento do Entorno, a ser administrado por Goiás e pelo Distrito Federal. “A região está em localização privilegiada, tem potencial turístico e agrícola, e já desperta o interesse de investidores estrangeiros, como os chineses. Precisamos nos preparar para esse salto”, pontuou.

Ela também citou ações que já estão em andamento em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), como os programas Embaixadores no Entorno, para atrair investimentos externos e incentivar o turismo; e Embaixada de Portas Abertas, de viés educacional, em que alunos goianos visitam as sedes de embaixadas em Brasília e conhecem as peculiaridades e a cultura de vários países.

Leia também:

GDF recria Secretaria do Entorno para fortalecer parceria com Goiás

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!