O Jornal Opção Entorno conversou com a idealizadora da iniciativa, Marcela Passamani, sobre as atividades do projeto, que serão intensificadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) em função do Dia Internacional da Mulher.

Somente em 2024, a ação, que é uma parceria da Sejus com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), envolveu mais de 1.000 trabalhadores que atuam na construção civil.

Agora, em 2025, aproximadamente 300 pessoas já participaram das palestras, segundo a secretária Marcela Passamani, que complementou: “Levar o debate sobre a violência contra a mulher a espaços majoritariamente masculinos é essencial para conscientizar e promover mudanças”.

A ação é uma parceria da Sejus com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF e o Senai. Foto: Sejus

A titular da pasta destacou, ainda, que a iniciativa reforça uma luta que é de toda a sociedade. “Neste mês da mulher, a ação ganha ainda mais simbolismo, lembrando que a prevenção começa com informação e diálogo. Precisamos envolver os homens, desconstruindo padrões e promovendo relações mais igualitárias”, concluiu.

Atendimento e acolhimento

O “Conversa com Eles” é parte do “Direito Delas” (Sejus), um programa que atende mulheres, familiares, crianças (7 a14 anos) e idosos vítimas de violência e outros crimes. Criado em 2023, o programa já realizou mais de 8 mil atendimentos em núcleos no Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Estrutural e Gama.

Leia também:

Municípios do Entorno investem em ações de combate à violência de gênero