Duas escolas de Luziânia são escolhidas para integrarem um programa internacional
27 fevereiro 2024 às 16h49
COMPARTILHAR
O sistema educacional de Luziânia comemora uma grande conquista: as escolas CMEB Professor Belim e o Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém, ambas da rede pública municipal de ensino, foram selecionadas para compor as atividades da Rede de Engajamento Famílias, Escolas e Comunidades na Educação, do Center For Universal Education do Brookings Institution, sediado em Washington, D.C. (EUA). Além dessas instituições, apenas mais uma no Brasil obteve o feito, o que coloca o município de Luziânia em destaque no país.
Tal conquista veio a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de Luziânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o programa Melhoria na Educação do Itaú Social, com o apoio técnico da Avante – Mobilização e Educação Social. “Quando busquei a parceria com o Itaú Social, eu sabia que, naquele momento, teríamos muitos desafios pela frente, mas que frutos viriam. Nós colhemos mais essa vitória”, comemora o secretário de Educação de Luziânia, Tiago Machado.
Âmbito mundial
Para ele, o fato de duas escolas públicas do município serem selecionadas no país para integrar um importante programa educacional no exterior é motivo de enorme satisfação. “Com muita alegria, recebemos essa ótima notícia de que duas de nossas unidades escolares, por meio de um grande trabalho desenvolvido em toda a nossa rede, foram escolhidas para participar dessa Rede Global de Engajamento”, destaca Machado. E acrescenta: “Quero parabenizar as escolas, sobretudo o CMEB Professor Belim e o Instituto Estrela de Belém, por essa representatividade”.
Vale destacar que a Rede de Engajamento Famílias, Escolas e Comunidades na Educação, hospedada no Brookings Institution, é uma iniciativa de âmbito mundial, que discute e promove práticas, programas e políticas para fortalecer o envolvimento das famílias na educação. Atualmente, é composta por 60 organizações de 18 países.
Projetos bem-sucedidos
A escolha das duas unidades educacionais luzianienses se deve aos projetos Esperança, desenvolvido pela CMEB Professor Belim, e Conexão, realizado no Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém, os quais se mostraram bem-sucedidos na missão de tornar as famílias participantes ativas no dia a dia escolar dos discentes.
O primeiro tem como objetivo conscientizar familiares sobre seu papel no processo educativo e no desenvolvimento dos filhos. Para isso, o projeto Esperança utiliza estratégias como mobilizar encontros escola-família e realizar o acolhimento planejado, tudo com o intuito de engajar os pais na vida escolar das crianças.
Já o Conexão busca fortalecer o contato entre família e escola tendo como foco principalmente as crianças atípicas ou em processo de investigação. Nesse sentido, são realizadas palestras sobre deficiências e transtornos, e criados grupos de apoio, de modo a desenvolver ambientes inclusivos e acolhedores.