A SNCT é uma ação promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, cujo objetivo é valorizar a biodiversidade brasileira, promover o conhecimento científico e incentivar práticas sustentáveis.

Considerada como um dos maiores eventos de divulgação científica do Brasil, a semana reúne estandes interativos, oficinas e apresentações de projetos científicos de estudantes de todo o país. Entre as atividades, destacam-se os espaços temáticos, como o GeoParque dos Dinossauros Brasileiros e a Arena Paralímpica, que oferece uma experiência inclusiva para visitantes de todas as idades.

O evento, que está montado no Museu Nacional da República, se estende até o domingo (10), oferecendo aos visitantes uma imersão nas riquezas naturais e culturais do Brasil.

Laboratórios de ciência e robótica

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto recebeu o convite para participar da SNCT, e os alunos contemplados foram escolhidos com base em seu bom desempenho acadêmico e no interesse demonstrado por ciência e tecnologia ao longo do ano letivo.

Nair Flores: “A visita teve a intenção de colocar os estudantes em contato com experiências científicas em preparação para os novos laboratórios”

Além de proporcionar uma experiência enriquecedora aos estudantes, a Secretaria também planeja expandir o incentivo à ciência e tecnologia para a rede municipal. Segundo a titular da pasta, Nair Flores, a ida de alunos à SNCT em Brasília integra um projeto maior, que envolve a implementação de laboratórios de Ciências e Robótica em cinco escolas do município. “A visita teve a intenção de colocar os estudantes do 9º ano em contato com experiências científicas, em preparação para o uso dos novos laboratórios de Ciências e de Robótica adquiridos para as cinco maiores escolas de Ensino Fundamental II”, divulgou Nair.

Joelia Meira: “Essa experiência pode inspirá-los a desenvolver projetos ou pesquisas relacionadas à ciência e tecnologia”

Na opinião da coordenadora pedagógica dos anos finais, Joelia Meira, esse tipo de ação traz um impacto significativo na formação dos jovens. “São visitas que despertam o interesse por temas científicos e tecnológicos e, também, aumentam a retenção de conhecimento e permitem que os estudantes observem, questionem e discutam, estimulando, assim, o pensamento crítico e criativo. Essa experiência pode inspirá-los a desenvolver futuramente projetos ou pesquisas relacionadas à ciência e tecnologia, moldando uma valiosa carreira futura”, destacou.

Entre os alunos presentes, Nicolly Rhanne, da E.M.E.F. Virgílio de Medeiros, afirmou que o evento foi “maravilhoso” e influenciará bastante seu futuro, especialmente pelo ambiente criativo e inspirador que encontrou.

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