Estudantes de Santo Antônio do Descoberto visitam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
09 novembro 2024 às 12h38
COMPARTILHAR
A SNCT é uma ação promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, cujo objetivo é valorizar a biodiversidade brasileira, promover o conhecimento científico e incentivar práticas sustentáveis.
Considerada como um dos maiores eventos de divulgação científica do Brasil, a semana reúne estandes interativos, oficinas e apresentações de projetos científicos de estudantes de todo o país. Entre as atividades, destacam-se os espaços temáticos, como o GeoParque dos Dinossauros Brasileiros e a Arena Paralímpica, que oferece uma experiência inclusiva para visitantes de todas as idades.
O evento, que está montado no Museu Nacional da República, se estende até o domingo (10), oferecendo aos visitantes uma imersão nas riquezas naturais e culturais do Brasil.
Laboratórios de ciência e robótica
A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto recebeu o convite para participar da SNCT, e os alunos contemplados foram escolhidos com base em seu bom desempenho acadêmico e no interesse demonstrado por ciência e tecnologia ao longo do ano letivo.
Além de proporcionar uma experiência enriquecedora aos estudantes, a Secretaria também planeja expandir o incentivo à ciência e tecnologia para a rede municipal. Segundo a titular da pasta, Nair Flores, a ida de alunos à SNCT em Brasília integra um projeto maior, que envolve a implementação de laboratórios de Ciências e Robótica em cinco escolas do município. “A visita teve a intenção de colocar os estudantes do 9º ano em contato com experiências científicas, em preparação para o uso dos novos laboratórios de Ciências e de Robótica adquiridos para as cinco maiores escolas de Ensino Fundamental II”, divulgou Nair.
Na opinião da coordenadora pedagógica dos anos finais, Joelia Meira, esse tipo de ação traz um impacto significativo na formação dos jovens. “São visitas que despertam o interesse por temas científicos e tecnológicos e, também, aumentam a retenção de conhecimento e permitem que os estudantes observem, questionem e discutam, estimulando, assim, o pensamento crítico e criativo. Essa experiência pode inspirá-los a desenvolver futuramente projetos ou pesquisas relacionadas à ciência e tecnologia, moldando uma valiosa carreira futura”, destacou.
Entre os alunos presentes, Nicolly Rhanne, da E.M.E.F. Virgílio de Medeiros, afirmou que o evento foi “maravilhoso” e influenciará bastante seu futuro, especialmente pelo ambiente criativo e inspirador que encontrou.
Leia também:
Cidades do Entorno serão contempladas com curso gratuito de robótica